Como construir um Kaizen?

Como construir um Kaizen?
Aqui estão os sete passos simples a seguir antes de começar o seu próximo evento.
- Escolha o facilitador correto. ...
- Tenha certeza que a liderança da área está engajada. ...
- Defina muito bem o escopo do evento Kaizen. ...
- Reúna os membros. ...
- Defina o que é sucesso. ...
- Treine muito bem a sua equipe nos conceitos do Lean.
Quando começou a aplicação do Kaizen?
Surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando várias empresas japonesas passaram a aplicar práticas que depois foram englobadas pelo termo. Desde então, os princípios do Kaizen se espalharam por todo o mundo, e hoje são utilizados em diversas outras áreas que não apenas a de produtividade.
Quem deve ser o facilitador de Kaizen?
De qualquer maneira, o facilitador deve ser alguém bem versado em Kaizen e que tenha o conhecimento e as habilidades para alavancar as técnicas de melhoria, como PSDA ou DMAIC, que serão processadas durante o evento. A liderança deve ser conduzida por uma pessoa que possa ajudar a equipe a permanecer no caminho certo.
Qual o significado da palavra Kaizen?
Pois sim: Kaizen vem do japonês, e significa “mudança para melhor”. Hoje implica a ideia – na verdade, a filosofia de melhoria contínua na vida em geral – seja pessoal, familiar, social e profissional. Claro que aqui daremos mais ênfase a este último caso.
Como funcionam os grupos de Kaizen?
Os grupos de Kaizen costumam atuar da seguinte forma: realiza-se um estudo de todos os problemas a serem solucionados. Deve se definir se as soluções são fáceis ou se haverá a necessidade de auxílio do ciclo PDCA, que tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos na execução de uma gestão.