O que discurso direto e indireto exemplos?

O que discurso direto e indireto exemplos?
Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.
Qual a característica do discurso direto?
Outra característica do discurso direto é o uso das aspas ( ” “ ), nos textos mais modernos, ou de travessões ( — ), nos textos mais tradicionais, nas falas diretas das personagens. Na notícia acima, que apresenta o discurso direto, para dar maior agilidade na leitura, utilizaram-se as aspas.
Como se transformou o discurso indireto em discurso direto?
Verifique que, ao transformar o discurso indireto em discurso direto, o verbo de elocução (disse) se manteve, o conectivo (que) desapareceu e a fala da personagem passou a ser marcada por sinal de pontuação.
Quais são os verbos do discurso direto?
Esses verbos são chamados de verbos de elocução ou verbos dicendi. Outra característica do discurso direto é o uso das aspas ( ” “ ), nos textos mais modernos, ou de travessões ( — ), nos textos mais tradicionais, nas falas diretas das personagens.
Qual a diferença entre travessão e discurso direto?
E há ainda outros, como José Saramago, que pura e simplesmente dispensam qualquer dessas marcas tradicionais na sinalização do discurso direto. No caso da utilização do travessão, classicamente, não há parágrafos, e a reprodução dos diálogos ou monólogos raramente ultrapassa a dúzia de linhas.