Qual a diferença entre a declaração e o parecer psicológico?
Índice
- Qual a diferença entre a declaração e o parecer psicológico?
- Qual é a estrutura de um parecer psicológico?
- O que é descrição da demanda?
- Qual a parte mais importante do parecer?
- Como o psicólogo pode restringir-se à análise da peça “avaliação psicológica”?
- Como orientar o profissional psicólogo nas avaliações psicológicas?
Qual a diferença entre a declaração e o parecer psicológico?
* A Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem deste manual afim de que sejam diferenciados.
Qual é a estrutura de um parecer psicológico?
I - O relatório psicológico é composto de cinco itens: a) Identificação; b) Descrição da demanda; c) Procedimento; d) Análise; e) Conclusão.
O que é descrição da demanda?
Descrição da demanda Esta parte é destinada à narração das informações referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento. Nesta parte, deve-se apresentar a análise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.
Qual a parte mais importante do parecer?
A discussão é a parte mais importante do PARECER, por se constituir na análise minuciosa da “questão-problema”, explanada e argumentada com base nos fundamentos necessários existentes seja na ética, na técnica ou no corpo conceitual da ciência psicológica.
Como o psicólogo pode restringir-se à análise da peça “avaliação psicológica”?
DISCUSSÃO O psicólogo pode restringir-se à análise da peça “Avaliação Psicológica” constante nos autos, realizando uma vistoria, verificando a existência ou não de falhas técnicas ou éticas, valendo-se de princípios científicos, do código de Ética e Resoluções que tratam do assunto, para sua argumentação fundamentada.
Como orientar o profissional psicólogo nas avaliações psicológicas?
O presente Manual tem como objetivos orientar o profissional psicólogo na confecção de documentos decorrentes das avaliações psicológicas e fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários para a elaboração qualificada da comunicação escrita.