Como guardar meus selos?
Índice
- Como guardar meus selos?
- Como separar selos?
- Como identificar selos?
- Como iniciar uma coleção de selos?
- Como faço para avaliar selos antigos?
- Como colar selos em álbum?
- Como retirar selos adesivos das cartas?
- Como descolar um papel de outro?
- Quem avalia selos?
- Como saber o valor de um selo antigo?
- Como conhecer os selos de um país?
- Como descobrir o valor de um selo?
- Quais tipos de selos estão disponíveis no mercado?
- Quais são os selos com erros no desenho?
Como guardar meus selos?
Armazene seus selos Uma solução rápida é usar envelopes: onde você vai identificar o tema ou conteúdo e guardar os selos dentro. O problema óbvio do envelope é que você não conseguirá ver todos os selos sem que tenha que esvaziar o envelope, espalhar tudo e manusear selo a selo.
Como separar selos?
Deve ferver água numa panela e depois despejá-la (20/30 cl) num recipiente, preferencialmente, raso. Assim que a água estiver morna, deve colocar os selos postais nesse mesmo recipiente, para que a cola se desprenda do papel.
Como identificar selos?
Observe a cola do selo. O tipo de cola e suas condições podem influenciar no valor do selo. Cola de menta é mais valiosa para os colecionadores do que a comum. A cola distribuída uniformemente valoriza muito mais o selo do que a com falhas, rugas ou que tenha sido parcialmente removida.
Como iniciar uma coleção de selos?
Como começar uma coleção de selos?
- O primeiro passo é, claro, adquirir itens. ...
- Não tenha preconceitos. ...
- Aprenda a cuidar dos selos. ...
- Com uma boa quantidade de selos e o crescente gosto pelo assunto, começa a fase da classificação temática. ...
- Troque selos. ...
- Estude. ...
- Algumas pessoas vão achar bobagem a sua fissura pelo assunto.
Como faço para avaliar selos antigos?
Se você tem interesse em avaliar alguns selos, ou mesmo uma coleção, deve entrar em contato com algum clube ou comerciante filatélico. Os clubes, geralmente, têm catálogos com cotações dos selos do mundo todo e sempre tem algum sócio disposto a colaborar e orientar, ou até mesmo avaliar a coleção.
Como colar selos em álbum?
Deixe um espaço sem fita para a colagem “respirar” e não formar bolha de ar, deste jeito: Na hora de colar pressione a foto sobre a página do álbum no lugar que você quer, cubra a mesma com uma folha de papel liso e passe uma espátula ou a mão por cima do papel como se estivesse alisando a foto, com suavidade.
Como retirar selos adesivos das cartas?
A SOLUÇÃO: LIBERTANDO OS SELOS A alternativa foi um solvente muito nosso conhecido: a benzina. Até as emissões das Bandeiras autoadesivas (1993-94), o tipo de goma utilizado pelo correio dissolve mais facilmente na benzina, além do papel ser mais espesso mas é necessário talqueá-lo para inserir o selo na coleção.
Como descolar um papel de outro?
Use um secador de cabelo para aquecer a cola que já secou. Coloque-o na temperatura baixa para evitar amassar ou queimar o papel. Aplique o calor uniformemente em um movimento circular por toda a página ou área colada. O calor deixa a cola mais maleável e fácil de remover.
Quem avalia selos?
Se você tem interesse em avaliar alguns selos, ou mesmo uma coleção, deve entrar em contato com algum clube ou comerciante filatélico. Os clubes, geralmente, têm catálogos com cotações dos selos do mundo todo e sempre tem algum sócio disposto a colaborar e orientar, ou até mesmo avaliar a coleção.
Como saber o valor de um selo antigo?
Quanto mais antigo e conservado, e de tiragem limitada, mais valioso é um selo. Anteriores a 1930 têm mais valor. Com R$ 250 pode-se iniciar uma coleção. Selos do Brasil Império, telégrafos e de companhias aéreas, podem chegar a R$ 50 mil.
Como conhecer os selos de um país?
Outro benefício de conhecer os selos de determinado país é que sempre há um certo padrão de peças produzidas por cada país e você começará a familiarizar-se com esses padrões e reconhecer o país do selo pelo padrão. Outra forma popular de organizar uma coleção de selos é pelo objeto ou motivo representado no selo.
Como descobrir o valor de um selo?
Porém, o valor do selo é determinado por mais do que somente o design. Os passos seguintes vão lhe ensinar como descobrir o valor de um selo analisando os fatores que o afetam e oferecendo fontes de pesquisa de valores.
Quais tipos de selos estão disponíveis no mercado?
Lotes com diferentes tipos de selos estão disponíveis no mercado e são muito baratos (muitas vezes vendidos por quilo, inclusive). Porém, e isso não é raro de acontecer, eles possuem uma boa quantidade de selos comuns, em grande parte repetidos, que não agregarão muito valor à sua coleção, mas isso é o seu início de coleção, então é assim mesmo.
Quais são os selos com erros no desenho?
Selos com erros no desenho, como o selo famoso que teve seu desenho impresso de ponta cabeça, são raros e valiosos para os colecionadores. Esses selos estão entre os poucos que escaparam do controle de qualidade antes da distribuição.