Como é o cabeçalho de um fichamento?
Como é o cabeçalho de um fichamento?
De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.
Como fazer o cabeçalho de um resumo?
Após o nome do autor, ainda na mesma linha, o cabeçalho deve conter o título do trabalho, seguido de ponto.
Como fazer um fichamento?
Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar. Depois dessa primeira impressão, faça várias leituras.
Por que o fichamento não é um resumo?
Só que antes de mais nada, é necessário esclarecer que fichamento não é um resumo. O resumo é a sintetização de todo objeto. O fichamento, por outro lado, é feito em tópicos em fichas, apenas das partes mais importantes da obra. De forma geral, quando o fichamento é para uso pessoal, a formatação e modelo acabam sendo mais livres.
Quais são os tipos de fichamento?
Há basicamente dois tipos de fichamento. Em um deles são reunidas as citações do conteúdo (fichamento de citação), enquanto no outro você inclui uma análise crítica, expressando sua opinião pessoal sobre o tema (fichamentos textual e bibliográfico). Os fichamentos seguem a seguinte estrutura: cabeçalho, referência bibliográfica e texto com o ...
Por que o fichamento é ótimo?
E o fichamento é um ótimo método para você fazer isso. Ao organizar o que você estuda por meio do fichamento, seu cérebro consegue fazer esse processo internamente. Daí, quando você estiver estudando, ele consegue associar novas informações com aquelas que você fichou. Muitos livros, muitos autores. Certo?