Qual é a estrutura do texto argumentativo?

Índice

Qual é a estrutura do texto argumentativo?

Qual é a estrutura do texto argumentativo?

Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. ... Geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a conclusão.

Como fazer parágrafo de desenvolvimento?

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Quais são os textos argumentativos?

Os textos argumentativos são aqueles que, como o próprio nome já indica, emitem uma opinião por parte do autor. Isso, no entanto, não é tudo: há uma estrutura bem definida que deve ser seguida para que uma produção textual faça parte desse grupo.

Como funciona a redação argumentativa?

Ela consiste, para os vestibulares, em uma introdução do tema (com a presença da tese ), no desenvolvimento do texto e em sua conclusão. Mais à frente, falaremos melhor sobre cada um esses pontos. Como em todas as redações, o texto argumentativo precisa de uma boa coesão para que todas as ideias se liguem da melhor forma possível.

Como fazer um texto dissertativo-argumentativo?

Como fazer? Para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo, é necessário estar atento para as exigências que cada parte do texto - introdução, desenvolvimento e conclusão - possui, conforme explicado acima. Além disso, é importante lembrar: respeitar os direitos humanos, estabelecidos na Declaração Universal redigida pela ONU.

Qual o ponto positivo desse texto argumentativo?

Esse é um exemplo de introdução para o texto argumentativo que traz a história de um personagem para reforçar a postura do escritor, nesse caso, sobre o modelo tradicional de educação. Claramente, percebe-se que ele vai questionar o sistema atual de ensino. Ponto positivo, pois o leitor já nota que o autor está disposto a não encher linguiça.

Postagens relacionadas: