Quais os critérios adotar para fazer um pré-dimensionamento?
Quais os critérios adotar para fazer um pré-dimensionamento?
Unicamente para efeito de pré-dimensionamento, adota-se um concreto de baixa resistência no cálculo da área inicial do pilar, com tensão admissível de cálculo, já considerando o coeficiente de segurança, igual a 10 mpa, ou 100 kgf/cm2, o que nem é permitido por norma, mas está a favor da segurança por resultar em ...
Como fazer o pré-dimensionamento de lajes?
Para o pré-dimensionamento das lajes, dividiremos o menor vão da laje por 40 a fim de estimar a altura da mesma. Com exceção da laje L5 (pré-dimensionada com 10 cm), todas as demais foram consideradas com 8 cm de espessura (dimensão mínima para lajes de piso não em balanço).
Como é realizado o pré-dimensionamento?
Pré-dimensionamento. O pré-dimensionamento é geralmente realizado pelo arquiteto. Na concepção do edifício, ele deve fazer uma projeção prévia das dimensões estruturais para que ela possa suportar sua própria carga – os esforços iniciais que devem ser calculados.
Qual é o pré-dimensionamento estrutural?
Um pré-dimensionamento estrutural torna-se fundamental para o lançamento inicial dos componentes estruturais, observando-se as restrições e possibilidades dos espaços.
Como é efetuado o dimensionamento?
O dimensionamento é efetuado respeitando as regras propostas nos Eurocódigos. Trata-se de um edifício peculiar, cuja estrutura é constituída por lajes, vigas e paredes resistentes, mas sem pilares. Os vãos têm dimensões significativas, sendo naturalmente adotadas soluções pré- esforçadas nalguns dos elementos resistentes.
Como é o pré-dimensionamento dos pilares?
5.3 PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS PILARES Inicia-se o pré-dimensionamento dos pilares estimando-se sua carga, por exemplo, através do processo das áreas de influência. Este processo consiste em dividir a área total do pavimento em áreas de influência, relativas a cada pilar e, a partir daí, estimar a carga que eles irão absorver.