Como fazer uma amostragem estratificada?

Índice

Como fazer uma amostragem estratificada?

Como fazer uma amostragem estratificada?

Consiste em dividir a população em subgrupos (estratos) que denotem uma homogeneidade maior que a homogeneidade da população toda, sob a análise de variáveis de estudo.

Qual o conceito de amostragem sistemática?

Amostragem Probabilística Sistemática: conceito Para Sonia Vieira (1999, p. 12): “Amostra sistemática: é constituída de elementos retirados da população segundo um sistema preestabelecido”. Para Victor Mirshawka (1968, p. 21): “Seleciona-se aleatoriamente, nas “i” observações, um ponto de partida.

Como calcular a amostragem sistemática?

Amostragem Probabilística Sistemática: procedimento 1º) Considerando “N” o tamanho da população e “n” o tamanho da amostra, calcular o intervalo de amostragem, chamado “k”, através da fórmula “k = N/n”, sendo “k” igual ao número inteiro mais próximo.

Como é constituída a amostra sistemática?

Para Sonia Vieira (1999, p. 12): “Amostra sistemática: é constituída de elementos retirados da população segundo um sistema preestabelecido”. Para Victor Mirshawka (1968, p. 21): “Seleciona-se aleatoriamente, nas “i” observações, um ponto de partida. A seguir, escolhe-se cada i-ésima observação posterior.

Qual a propriedade da amostra sistemática?

A amostra sistemática foi idealizada para aperfeiçoar as propriedades da amostra aleatória simples, porém o grau melhora de acordo com as propriedades do universo estudado. Para entender as propriedades de amostragem, devemos:

Postagens relacionadas: