Como se estrutura um texto expositivo argumentativo?

Índice

Como se estrutura um texto expositivo argumentativo?

Como se estrutura um texto expositivo argumentativo?

Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema. Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.

Como fazer um texto expositivo passo a passo?

utilizar uma linguagem clara e objetiva;

  1. ser de fácil compreensão por diversas pessoas;
  2. apresentar muita informação sobre um determinado assunto;
  3. especificar conceitos e definições;
  4. realizar descrições de características;
  5. recorrer a enumerações, comparações e contrastes para clarificar os conceitos.

Quais são as fases do texto expositivo argumentativo?

A tese, ou seja, o ponto de vista que será defendido, da qual já falamos; Os argumentos, que sustentam esse ponto de vista; A conclusão, que condensa e reforça o que foi apresentado.

Como se classificam os textos expositivos?

Classificação dos textos expositivos. ... Focalizando-se a forma, o texto expositivo pode ser narrativo, descritivo ou argumentativo; do ponto de vista do conteúdo, pode ser científico, didático ou jornalístico.

Qual o tipo de texto expositivo?

O texto expositivo se classifica como um tipo de texto e tem o objetivo de expor um conceito. Por isso, ele é bastante utilizado no ambiente escolar e acadêmico, onde são comuns as apresentações de pesquisas e a realização de seminários, por exemplo. Você também irá encontrar textos expositivos em dicionários e enciclopédias.

Qual é a composição de textos?

Composição: é a estrutura que prioriza a identificação de fenômenos individuais, desse modo, são os textos que pretendem apresentar diversas informações a respeito de um único tema ou assunto. Essa estrutura é utilizada principalmente para informar o leitor a respeito de determinado conteúdo.

Quais são os gêneros do tipo expositivo?

Diversos gêneros textuais possuem o tipo expositivo na sua composição. Os textos do tipo expositivo podem apresentar inúmeras variações em sua composição formal, a depender do gênero utilizado e das intenções comunicativas. Entretanto, alguns aspectos podem ser considerados essenciais a todos os textos expositivos.

Qual o contra-argumento do contraargumento?

Ora, um contra-argumento é um argumento que é usado para defender uma posição contrária à de outrem. Portanto, deverá ser também ilustrado com um exemplo válido. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Postagens relacionadas: