Quais são as formas de argumentação jurídica?

Índice

Quais são as formas de argumentação jurídica?

Quais são as formas de argumentação jurídica?

A justificação externa é composta por regras e formas de argumento classificadas em seis grupos por Alexy: (1) interpretação; (2) argumentação dogmática; (3) uso de precedentes; (4) argumentação geral prática; (5) argumentação empírica; (6) e formas especiais de argumentos jurídicos.

Quais são as duas bases da argumentação jurídica?

A argumentação jurídica racional e prática. Tem-se uma valoração dos princípios constitucionais, dos Direitos e garantias detidos na Constituição, que devem ser respeitados e ponderados, diante de uma argumentação bem fundada, que alcance a generalidade, objetividade e racionalidade desejadas.

Qual a importância da argumentação na prática jurídica?

A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. ... Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.

Qual é o objeto de estudo da Teoria da Argumentação Jurídica?

Para Atienza[6], a argumentação jurídica possui como “objeto de reflexão, obviamente, as argumentações produzidas em contextos jurídicos”; e para MacCormick[7], o estudo da argumentação jurídica consiste na “tentativa de perscrutar e explicar os critérios referentes ao que constitui um tipo positivo ou negativo, ...

O que é argumentação fática?

Significado de Fático adjetivo [Linguística] Capaz de garantir o contato entre o falante e aquele com quem se fala ou destinatário, centrando-se no canal da comunicação: função fática da linguagem.

Quais são os três princípios básicos para a argumentação?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Qual a importância da argumentação jurídica?

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve abordagem da Teoria da Argumentação Jurídica e sua importância ao atual ordenamento jurídico, a partir de uma abordagem descritiva e qualitativa, com base em pesquisa uma bibliográfica, para tentar compreender a formação, sedimentação e aplicação moderna da Argumentação Jurídica.

Qual a importância da argumentação jurídica em favor do operador do direito?

Este trabalho visa mostrar a importância da utilização de técnicas de argumentação jurídica em favor do operador do Direito, com base especificamente na construção textual de suas peças processuais.

Por que a argumentação jurídica é inequívoca?

No mundo jurídico, essa objetividade não pode ser a única resposta correta, não é inequívoca. Sendo assim, a argumentação jurídica contém somente o ônus argumentativo. Não há o compromisso de se demonstrar, e sim, de se argumentar. Assim, criou-se a necessidade de uma reflexão sobre a argumentação jurídica, em um aspecto inovador.

Como aprimorar seus poderes argumentativos?

Para alcançar o sucesso na carreira jurídica, é preciso praticar a boa argumentação. E para começar a se enveredar por essa área, é necessário tanto muita leitura, quanto a participação em debates. Seguindo a linha desses dois pontos, separei abaixo algumas dicas de como aprimorar seus poderes argumentativos:

Postagens relacionadas: