Como desenvolver uma análise ergonômica do trabalho?

Índice

Como desenvolver uma análise ergonômica do trabalho?

Como desenvolver uma análise ergonômica do trabalho?

A Análise Ergonômica do Trabalho segue os parâmetros da norma regulamentadora NR 17 e, de modo geral, é composta por:

  1. Apresentação da empresa.
  2. Objetivo.
  3. Perfil dos colaboradores.
  4. Organização do trabalho.
  5. Descrição da atividade.
  6. Descrição das tarefas.
  7. Fatores ambientais.
  8. Arranjo físico (layout).

O que deve constar na AET análise ergonômica do trabalho?

Deve constar na AET - Análise Ergonômica do Trabalho: A determinação do conteúdo de tempo, o conteúdo das tarefas e o levantamento de materiais. Informações sobre transporte de cargas e descarga de materiais e o modo operatório. ... Informações sobre levantamento de materiais, transporte de cargas e descarga de materiais.

Quem pode fazer a análise ergonômica do trabalho?

Sendo assim, podem elaborar o laudo ergonômico os seguintes profissionais, desde que tenham especialização e habilitação em ergonomia: médicos do trabalho, educadores físicos e fisioterapeutas.

Quando devemos fazer uma análise ergonômica em um local?

De acordo com a NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é obrigatória para todas as empresas cujos funcionários realizem trabalhos físicos, manuais ou que causem sobrecarga muscular.

O que é AET na ergonomia?

Análise Ergonômica do Trabalho – AET A análise ergonômica do trabalho é um estudo obrigatório a ser realizado pelo empregador, para determinar as condições e diretrizes do trabalho no que diz respeito à ergonomia. Dentro do conceito de ergonomia, estão assuntos relacionados à saúde psicofisiológica do trabalhador.

Qual o objetivo da fase metodologia da AET?

A metodologia da AET, na linha de pesquisa francesa, visa “conhecer o trabalho para transformá-lo” (Guérin 2001). A intenção é promover saúde, segurança no trabalho e produtividade. Para isso é necessário ter um olhar atento as atividades de trabalho, in loco, e assim evidenciar os riscos para a Saúde e Segurança.

Quem deve elaborar e assinar a AET?

A NR-17 não determina quem deve elaborar e assinar a análise ergonômica, por este motivo este assunto sempre gera dúvidas e discussões. Mas uma Nota Técnica do Ministério do trabalho deu luz a ideia de que o profissional que tem as habilidades necessárias para elaboração da AET é o que possui especialização (formação) na área de ergonomia.

Quais são os parâmetros da AET?

Especificamente, AET estabelece no diagnóstico parâmetros para fazer as adaptações necessárias no ambiente de trabalho. O objetivo é assegurar que o trabalho seja adequado às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Isso é realizado por meio de medidas que estabeleçam conforto, segurança e o desempenho eficiente de suas funções.

Qual a metodologia para a realização da AET?

Metodologia para a realização da AET – Análise Ergonômica do Trabalho/Ergonomia da Atividade. A metodologia da AET, na linha de pesquisa francesa, visa “conhecer o trabalho para transformá-lo” (Guérin 2001). A intenção é promover saúde, segurança no trabalho e produtividade.

Por que escolher um ambiente de trabalho?

No entanto, uma vez que só você pode decidir o caminho no qual seguir, vamos nos concentrar em como encontrar um ambiente de trabalho que ajude você a crescer. Mas, o mais importante disso tudo é: mesmo no melhor ambiente de trabalho do mundo, se você não gosta do que faz, ainda estará insatisfeito.

Postagens relacionadas: