Qual forma adequada de armazenar produtos químicos?

Índice

Qual forma adequada de armazenar produtos químicos?

Qual forma adequada de armazenar produtos químicos?

- Não armazenar produtos químicos em prateleiras elevadas; garrafas grandes devem ser colocadas no máximo a 60 cm do piso. - Não armazenar produtos químicos dentro da capela, nem no chão do laboratório.

Como classificar produto perigoso?

Classes de produtos perigosos

  1. Classe 1 – Matérias e objetivos explosivos;
  2. Classe 2 – Gases;
  3. Classe 3 – Líquidos Inflamáveis;
  4. Classe 4 – Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, liberam gases inflamáveis;
  5. Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;

Como armazenar produtos químicos perigosos?

Ao armazenar produtos químicos perigosos, é necessário evitar fugas, e conter as mesma, no caso de se produzirem. Nestas condições, é obrigatório dispor de sistemas de contenção de derrames, como bacias de retenção. O volume de esta bacia de retenção, será o maior dos seguintes valores:

Como devem ser armazenados os produtos químicos?

Os produtos químicos devem - e observa-se aqui a imposição, e não a faculdade - ser armazenados por família e em distância mínima de um metro entre as famílias. Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira).

Quais os perigos relacionados aos produtos químicos?

Os perigos relacionados aos produtos químicos estão mais associados a uma manipulação incorreta e, principalmente, ao seu descarte irresponsável. Nesse sentido, os danos podem ocorrer de várias formas: 1. Contaminação dos recursos hídricos. Os recursos hídricos são afetados pelos produtos químicos.

Por que os produtos químicos podem reagir entre si?

Os produtos químicos, devido às suas propriedades, muitas vezes desconhecidas por não especialistas, podem reagir entre si de modo violento, resultando, por exemplo, em uma explosão, ou podendo produzir gases altamente tóxicos ou inflamáveis.

Postagens relacionadas: