O que é uma carta circular?

Índice

O que é uma carta circular?

O que é uma carta circular?

A circular é um meio de correspondência - carta, ofício, memorando ou manifesto - dirigido, ao mesmo tempo, a várias pessoas, entidades ou instituições. ... Na circular, não se coloca nenhum destinatário específico, que surge apenas no endereçamento (muitas vezes só no envelope).

Como se faz uma circular?

A circular deve obedecer a seguinte estrutura:

  1. Cabeçalho: identificação do órgão emitente;
  2. Local e data;
  3. Número da circular: número sequencial separado por barra do ano da sua emissão;
  4. Vocativo: Invocação das pessoas a quem se destina o documento;

Qual a estrutura do documento circular?

No caso de uma circular, o documento precisa ter timbre, título, número do circular, data, ementa, vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado, corpo do texto, despedida e assinatura . Em caráter opcional, ao final da página pode-se colocar em letras menores as iniciais de quem redigiu o circular.

Qual a função de uma circular?

É usada para divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização pública ou privada. Nesse documento normalmente constam avisos de ordens, regras e outros assuntos que precisam chegar a todas as pessoas em um mesmo ambiente.

Que é uma circular e qual sua finalidade?

Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.

O que uma circular não deve apresentar?

Texto: o conteúdo da circular deve ser claro e objetivo, de forma a evitar que o leitor fique com dúvidas; Despedida: encerre o texto se despedindo brevemente do leitor. Assinatura: no caso da circular, a assinatura não deve ter linha. Ela deve estar sobre o nome datilografado e o cargo de quem assina o documento.

O que é um memorando e para que serve?

Documento oficial utilizado para comunicação institucional Memorando é um documento oficial com redação objetiva, linguagem simples e de fácil leitura, cujo objetivo é servir de comunicação interna dentro de uma instituição.

Como se compõem as circulares?

O direito considera o as circulares como documentos legais emitidos pela instituição. Estes avisos circulares possuem caráter obrigatório e só podem ser destinados aos subordinados à autoridade que os expediu. Vamos saber agora como se compõe uma circular:

Por que leva o nome de “circular”?

Provavelmente por isso leva o nome de “circular”, ou seja, indica a necessidade de divulgação para com seus destinatários, precisando transitar entre os mesmos eficazmente, para que todos possam tomar conhecimento das regras e definições ali contidas.

Quais são as circulares de interesse geral?

São utilizadas para divulgar os assuntos de interesse geral sobre diversos fatos e/ou atos administrativos. Mesmo sendo de redação única, estas circulares são encaminhadas a diversos destinatários diferentes.

Qual a diferença entre a circular e o memorando?

Agradeço pela colaboração. A circular tem estrutura semelhante ao memorando, que é outro gênero textual. A diferença básica entre eles consiste no público direcionado. Enquanto o memorando é direcionado para funcionários de um setor, o documento circular pode ser escrito para vários setores ao mesmo tempo.

Postagens relacionadas: