Como é uma crônica literária?

Índice

Como é uma crônica literária?

Como é uma crônica literária?

Derivada do Grego "Chronos", ela significa tempo. São usadas como uma forma de relatar assuntos relacionados à arte, esporte, ciência, fatos do cotidiano etc. De uma maneira muito subjetiva, o cronista imprime sua opinião através de uma crônica.

Qual é a finalidade principal de uma crônica literária?

Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem.

Qual a origem da crônica literária?

A crônica literária, assim como o folhetim, tem suas origens na prosa francesa do século XIX. Filhos do jornal, tais gêneros surgem na época em que os veículos de comunicação se tornaram massificados, com tiragens relativamente grandes e conteúdo acessível ao público inculto.

Como fazer uma crônica narrativa?

Vale lembrar que a crônica é um texto curto em prosa onde a principal característica é relatar acontecimentos cotidianos de forma cronológica, daí seu nome. Esse tipo de texto é muito veiculado nos meios de comunicação, por exemplo, jornais e revistas. Como fazer uma crônica narrativa?

Qual a diferença entre crônica e literatura?

A crônica é uma fusão de jornalismo (por contar os acontecimentos) e literatura (por poder ser expressada de maneira singular poética e inspiradora). Cronistas são como poetas das notícias. Elas têm seu espaço bem demarcado em jornais por serem muito bem-vindas pelo público que às vezes até anseia pela leitura.

Quais são os escritores de crônicas?

As crônicas são uma visão muito amigável do cronista compartilhada com o público. Escritores de crônicas são considerados pensadores companheiros, pois, na maioria das vezes, eles escrevem de maneira fácil de ser compreendida e como se falasse diretamente ao leitor numa cafeteria, olho no olho.

Postagens relacionadas: