Como construir uma fossa ecológica passo a passo?

Índice

Como construir uma fossa ecológica passo a passo?

Como construir uma fossa ecológica passo a passo?

A técnica é simples. Três caixas-d'água conectadas entre si são enterradas para manter o isolamento térmico. A primeira delas é ligada ao sistema de esgoto e recebe, uma vez por mês, 20 litros de uma mistura com 50% de água e 50% de esterco bovino fresco. Este material, junto com as fezes humanas, fermenta.

Como funciona o sistema de fossa ecológica?

O sistema trata a água ser- vida e protege o meio ambiente fazendo o tratamento sem qualquer contato prévio com o solo. O esgoto sanitário é acumulado no sistema, de modo seguro e, à medida que vai recebendo material orgânico novo, vai liberando água biologicamente tratada.

Qual profundidade de uma fossa?

A profundidade do buraco deve ser 70 cm maior que a altura finas do sumidouro. Isso permite a colocação de uma camada de pedra, no fundo do sumidouro, para infiltração mais rápida no solo, e de uma camada de terra, de 20cm, sobre a tampa do sumidouro.

Como funciona o sistema de fossa?

As fossas funcionam como um tanque enterrado que recebe os esgotos e inicia o processo de purificação da parte líquida do efluente. ... Já as fossas sépticas sob medida são confeccionadas junto à obra, e podem ser retangulares ou circulares. Depois de escavado, a fossa séptica deve ser colocada e enterrada neste buraco.

Como construir uma fossa séptica ecológica?

Veja alguns vídeos mostrando como construir alguns modelos de fossa séptica ecológica para evitar a contaminação do solo ou mesmo leito de água em uma casa ou comunidade. Como fazer seu sistema séptico a favor do meio ambiente

Como funciona a fossa ecológica para bairros inteiros?

Já há projetos no Brasil viabilizando a fossa ecológica para bairros inteiros, por sua praticidade e por serem de fácil instalação, principalmente em locais onde não há rede de esgoto permitindo a instalação de fossas sépticas convencionais.

Qual é o sistema de tratamento de fossa ecológica em Minas Gerais?

Este primeiro vídeo mostra um sistema de tratamento de dejetos ou fossa ecológica construída em uma comunidade no interior do estado de Minas Gerais. O sistema é bastante simples, aparentemente barato e com bastante engenhosidade e funcionalidade. Segundo informações no site Youtube, o projeto tem teve a coordenação arquiteta Dorinha Alvarenga.

Quais são as caixas de fossa?

A fossa se divide em 3 caixas d’água conectadas entre si. A primeira é a caixa de entrada, onde se recolhem os resíduos animais e vegetais. Eles são triturados e misturados à água. Seguem para o procedimento seguinte. A segunda câmara é conhecida como biodigestor. Ela é construída com tijolos maciços e argamassa armada (ferrocimento).

Postagens relacionadas: