Qual a causa da pneumotórax?
Qual a causa da pneumotórax?
Ouça em voz altaPausarGeralmente, o pneumotórax surge após um trauma, especialmente quando existe um corte na cavidade torácica ou após um acidente de trânsito, mas também pode surgir como consequência de uma doença crônica ou até sem qualquer causa aparente, embora seja mais raro.
Como é a ausculta pulmonar no pneumotórax?
Ouça em voz altaPausarAo realizar exame do tórax, nota-se que o lado do pneumotórax está maior e movimenta-se menos durante a respiração. Não há frêmito tátil, a percussão é hiper-ressonante, e o murmúrio vesicular está diminuído ou ausente. Pode ocorrer desvio da traqueia para o lado contralateral nos casos de grandes pneumotórax.
Quais são os sintomas do pneumotórax?
Principais sintomas. Os sintomas mais comuns do pneumotórax incluem: Dor intensa e repentina, que piora ao inspirar; Sensação de falta de ar; Dificuldade para ...
Qual o fator de risco do pneumotórax espontâneo?
Por isso, o cigarro é o principal fator de risco para o pneumotórax espontâneo. Cabe ressaltar que o vilão do pneumotórax não é só o cigarro.
Posso fazer uma cirurgia para prevenir a recorrência de pneumotórax?
Pode ser feita uma cirurgia para prevenir a recorrência de pneumotórax. Geralmente, a cirurgia envolve reparar áreas do pulmão com vazamento e ligar a camada interior à camada exterior da pleura firmemente. Em geral, essa cirurgia é feita através de um toracoscópio assistido por vídeo (tubo que permite ao médico visualizar o espaço pleural).
Qual a ocorrência do pneumotórax em recém-nascidos?
Pneumotórax em recém-nascidos. Pneumotórax é uma ocorrência extremamente comum no período neonatal, sendo encontrado em 1 a 2% dos recém-nascidos. Em geral, é observado em bebês prematuros de baixo peso, afetando 10% dos que necessitam de ventilação mecânica.