Quais são os tipos de PORTARIA?
Índice
- Quais são os tipos de PORTARIA?
- Qual a finalidade de uma PORTARIA?
- Como publicar uma PORTARIA?
- Qual a estrutura de uma portaria?
- Qual o valor jurídico de uma portaria?
- O que é portaria na administração pública?
- Qual a diferença entre lei e portaria?
- O que é portaria ato administrativo?
- Qual a diferença de decreto e portaria?
- Quais são os exemplos de portarias?
- Como é editada uma portaria?
- Qual o modelo de portaria padrão?
- Por que a portaria não é eficiente?
Quais são os tipos de PORTARIA?
Já que são criadas para regulamentar a prática de uma lei, da Constituição Federal, decreto, regulamento ou outros atos normativos superiores. Contudo, há duas modalidades de portarias: as gerais e as internas.
Qual a finalidade de uma PORTARIA?
PORTARIA: portaria é um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.
Como publicar uma PORTARIA?
Publicar o documento, conforme instruções a seguir:
- Clicar sobre o documento a ser publicado.
- Clicar no ícone "Agendar Publicação" ...
- Na tela seguinte, verificar se os dados estão corretos e clicar em Salvar. ...
- Após salvar, o documento já estará publicado no Boletim Eletrônico.
Qual a estrutura de uma portaria?
A estrutura da portaria compreende diversas par- tes, tais como: a) Parte preliminar: com a epígrafe, a ementa, o preâmbulo, o enunciado do objeto e a indi- cação do âmbito de aplicação das disposições normativas. b) A parte normativa, com as normas que regu- lam o objeto definido na parte preliminar.
Qual o valor jurídico de uma portaria?
Trata-se de ato normativo interno destinado a ordenar os serviços executados por servidores de determinado estabelecimento ou repartição. Não atribui direitos, nem impõe obrigações e penalidades a terceiros.
O que é portaria na administração pública?
Em todos os casos, portaria é um ato administrativo normativo que visa à correta aplicação da lei, expressando, em minúcia, o mandamento abstrato da lei, com a mesma normatividade da regra legislativa. Porém, trata-se de manifestação tipicamente administrativa.
Qual a diferença entre lei e portaria?
Decreto serve para regulamentar uma lei (caso de decreto regulamentar do art 84, IV da CF) é privativo do chefe do poder executivo (Presidente da República, Governador e Prefeito). Já a a Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos.
O que é portaria ato administrativo?
Trata-se de ato normativo interno destinado a ordenar os serviços executados por servidores de determinado estabelecimento ou repartição. Não atribui direitos, nem impõe obrigações e penalidades a terceiros. Como bem ensinou Celso Antônio Bandeira de Mello(Curso de Direito Administrativo, 17ª edição, pág.
Qual a diferença de decreto e portaria?
O decreto, por seu turno, é superior à portaria ou ato normativo similar. ... O decreto tem menos força normativa (para garantia dos governados, assim deve ser visto) porque não passa pela discussão e aprovação legislativa, é simplesmente elaborado e assinado pelo presidente, governador ou prefeito, conforme o caso.
Quais são os exemplos de portarias?
Abaixo seguem alguns exemplos de portarias visando um melhor entendimento do assunto. (Os exemplos são fictícios). Uma prefeitura publicou no 10/03 portaria na qual estabelece a zona de abrangência das atividades dos servidores públicos que atuam como Agentes de Endemias do município;
Como é editada uma portaria?
A portaria editada como ato discricionário na ausência de qualquer norma, deve ser cuidadosamente elaborada para não ferir direitos adquiridos ou a própria lei, vez que a portaria formalmente não é lei, visto que a lei ou decreto é normas que passam pelo Congresso Nacional e recebem o nome de lei.
Qual o modelo de portaria padrão?
Modelo de Portaria Um modelo de portaria padrão que pode ser modificado conforme for necessário. Portaria é o ato administrativo de uma autoridade pública, na forma escrita, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações, normas, nomeação, demissão, punição, ou outras determinações.
Por que a portaria não é eficiente?
Tal cena, infelizmente, é comum em muitos condomínios, de modo que é fácil entender os motivos pelos quais a portaria demanda muita atenção e, sobretudo, regras. Sem a devida organização, falhas podem acontecer e prejudicar a segurança de todos. Garantir uma portaria realmente eficiente é, sem dúvida, um grande desafio.