Como fazer a fundamentação de uma sentença?
Índice
- Como fazer a fundamentação de uma sentença?
- O que deve constar no dispositivo da sentença?
- Qual a parte da sentença que faz coisa julgada material?
- Qual o próximo passo após a sentença?
- Qual a definição da sentença?
- Como o juiz profere a sentença judicial?
- Como o conceito de sentença é estudado?
- Como funciona o processo de execução de sentença?
Como fazer a fundamentação de uma sentença?
Ouça em voz altaPausarA fundamentação é a exteriorização dos argumentos lógicos que explicam a opção por um dos sentidos da norma e também a rejeição por outros. Afinal, a lide se caracteriza pela contingência e o magistrado ao decidir escolhe um dos sentidos do texto legal. Dessa forma, teremos uma parte "vencedora" e outra sucumbente.
O que deve constar no dispositivo da sentença?
Ouça em voz altaPausar832 da CLT dispõe expressamente sobre os elementos que devem constar da sentença. São eles: – o nome das partes;- o resumo do pedido e da defesa; – a apreciação das provas; – os fundamentos da decisão; – a respectiva conclusão.
Qual a parte da sentença que faz coisa julgada material?
Ouça em voz altaPausarVale lembrar que os requisitos ou elementos da sentença são o relatório, fundamentação e dispositivo (NCPC, art. 489). ... Portanto, em regra, somente o que estiver no dispositivo da sentença (e que reflete o pedido da inicial) é que será coberto pela coisa julgada.
Qual o próximo passo após a sentença?
Ouça em voz altaPausarPossibilidade 1: Recorrer da parte procedente da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário). Recolher as custas e o depósito recursal. Possibilidade 2: Aguardar o trânsito em julgado e pagar a execução. Possibilidade 3: Fazer um acordo.
Qual a definição da sentença?
E não difere em essência da definição de Alfredo Rocco, “ sentença é o ato pelo qual o Estado, por meio do órgão da jurisdição a isso destinado (juiz), aplicando a norma ao caso concreto, decide qual a tutela jurídica, o direito objetivo concernente a um determinado interesse”. [5]
Como o juiz profere a sentença judicial?
O juiz profere sentença judicial que poderá ser de mérito (tratando das questões materiais do processo e decidindo a quem cabe o direito) ou meramente processual ou formal (quando se limitou a resolver questões processuais, como litispendência, coisa julgada, inépcia da petição inicial, etc.).
Como o conceito de sentença é estudado?
O conceito de sentença, no âmbito doutrinário, pode ser estudado de diversas formas, a depender do ponto de vista que o estudioso está fazendo sua analise, mas o presente trabalho analisará tão somente no que se refere à ligação com o Direito de Ação e como fruto de cognição judicial. 1.1.1 Sentença enquanto resposta ao direito de ação
Como funciona o processo de execução de sentença?
Antigamente, tinha o credor de instaurar sempre um novo processo (processo de execução), por meio do exercício de uma nova ação (a ação de execução de sentença) para fazer atuar a tutela jurisdicional até suas ultimas consequencias.