Como se constrói uma pirâmide etária?

Índice

Como se constrói uma pirâmide etária?

Como se constrói uma pirâmide etária?

Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. Esse gráfico é formado por barras superpostas que se concentram em torno de um eixo.

Para que serve a pirâmide etária?

A pirâmide etária é um gráfico com dados analíticos do levantamento de informações dos grupos populacionais de um país, cidade, estado ou região classificados pela idade e sexo.

Como fazer um gráfico de idade?

Selecione a tabela e pressione ALT+F1, o Excel irá criar um gráfico conforme a imagem. 3. Clique com o botão direito sobre o gráfico e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico e selecione a opção conforme a imagem.

Qual a estrutura da pirâmide etária?

As pirâmides etárias possuem uma estruturação comum: são compostas por barras superpostas, apresentando base, corpo e topo. As barras inferiores, ou seja, a base e parte do corpo da pirâmide, correspondem à população jovem. Já as barras superiores, ou seja, parte do corpo até o topo, correspondem à população mais velha.

Como delimitar a pirâmide etária?

Através da pirâmide etária é possível delimitar as estratégias governamentais a médio e longo prazos para gestão de recursos. Se a população pende para um aumento no número de jovens, serão necessários investimentos que deem suporte para esse crescimento populacional.

Qual a expectativa de vida das pirâmides etárias?

A principal informação fornecida pelas Pirâmides Etárias diz respeito à expectativa de vida das populações e, portanto, traduz-se em termos de qualidade de vida das mesmas. Assim, quanto mais alta for esta pirâmide, melhores serão as condições de existência.

Por que a pirâmide é mais largo?

O topo também é mais largo o que mostra boa qualidade de vida. Países em desenvolvimento têm demonstrado tendência a esse tipo de pirâmide devido à preocupação com a população economicamente ativa e com a demanda por mão de obra. Pirâmide etária brasileira em 2019. (Fonte: IBGE)

Postagens relacionadas: