Quais são as principais características da Terapia Cognitivo Comportamental?

Índice

Quais são as principais características da Terapia Cognitivo Comportamental?

Quais são as principais características da Terapia Cognitivo Comportamental?

Ouça em voz altaPausarRepresenta um processo terapêutico diretivo e semi-estruturado, orientado à resolução de problemas. É colaborativa, ou seja, reflete um processo em que ambos, terapeuta e paciente, têm um papel ativo e estabelecem colaborativamente metas terapêuticas, as agendas de cada sessão, tarefas entre sessões etc.

Como é feita a terapia cognitiva comportamental?

Ouça em voz altaPausarA Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.

Qual a diferença entre terapia cognitiva e comportamental?

Ouça em voz altaPausarA principal diferença entre elas, segundo o diretor do instituo Cognitivo, é que “a terapia comportamental não inclui os conceitos do cognitivismo. Já a terapia cognitivo-comportamental busca integrar os construtos mentais e as técnicas cognitivas com as técnicas comportamentais”.

Quais são as principais características da psicoterapia?

Ouça em voz altaPausarA psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento.

Quais são as técnicas de terapia cognitivo-comportamental?

Por isso, as técnicas de terapia cognitivo-comportamental são partes fundamentais da atuação na clínica. Essas particularidades fazem com que a TCC ofereça resultados mais rápidos e efetivos. Dessa forma, ela tem sido muito indicada para tratar distúrbios como ansiedade, depressão, transtorno alimentar, entre outros.

Qual a eficácia da psicoterapia cognitiva comportamental?

O uso da psicoterapia cognitiva comportamental cresceu muito como sistema terapêutico no exercício da psicologia e da psiquiatria. Atualmente, as intervenções cognitivo-comportamentais têm uma grande aceitação e a sua eficácia foi reconhecida por estudos empíricos e por autores como Albert Ellis e Aroon Beck.

Quais são as terapias comportamentais?

Há a psicanálise, a gestalt terapia, a psicoterapia corporal, a behaviorista (ou comportamentalista) e a terapia comportamental cognitiva entre tantas outras, e cada uma dessas tem visões, técnicas e aplicações diferentes, com efeitos que podem variar muito de pessoa para pessoa.

Qual a terapia cognitiva?

O seu princípio fundamental é que os aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais estão relacionados e que uma alteração em uma das partes afetará as outras. A terapia cognitiva parte de um ponto de vista intrapsíquico e está centrada na cognição.

Postagens relacionadas: