Como se fazer uma síntese crítica?

Índice

Como se fazer uma síntese crítica?

Como se fazer uma síntese crítica?

Para elaborar uma boa síntese é necessário compreender o texto base e extrair as ideias principais para então escrever um novo texto resumido.

  1. · 1º Passo – Leitura do Texto. ...
  2. · 2º Passo – Sublime o Texto. ...
  3. · 3º Passo – Faça anotações e encontre palavras-chave. ...
  4. · 4º Passo – Reflita sobre o que escreveu no seu esboço.

Como a síntese deve ser feita?

A redação da síntese deve ser realizada com as próprias palavras, ou seja, não é aconselhável usar citações ou se apegar aos detalhes. A explicação sobre os temas centrais deve ser breve e direta, com base no que foi compreendido. Lembre-se: expressar opinião só é permitido no caso de síntese crítica ou argumentativa.

Qual a diferença entre síntese e resumo?

Outra confusão bem comum é sobre a diferença entre síntese, fichamento, resumo e resenha. O resumo é um texto que compila as partes mais importantes do texto e que pode ser utilizado como um trabalho independente ou dentro de outros trabalhos acadêmicos, como o TCC.

Como montar uma síntese explicativa?

A estrutura de uma síntese explicativa é composta por cabeçalho, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Veja o passo a passo: Antes de escrever o texto, é necessário montar um cabeçalho com os seguintes dados:

Como é possível ser sintético na síntese?

No final da síntese, é necessário inserir as referências bibliográficas das obras consultadas, conforme as normas da ABNT. Uma ferramenta que ajuda nesse sentido é o MORE. Ser sintético é conseguir ir direto ao ponto, sem exagero no uso das palavras e sem se desligar da essência da obra.

Postagens relacionadas: