Como é formada a crosta oceânica?
Índice
- Como é formada a crosta oceânica?
- Onde a crosta oceânica é gerada?
- Porque a crosta oceânica e mais jovem?
- Qual crosta é mais antiga?
- O que é a crosta continental?
- Quando surgiu a crosta continental?
- Onde se localiza a crosta continental?
- Qual a diferença de idade entre a crosta continental e a crosta oceânica?
- Qual a idade da crosta oceânica?
- Qual a profundidade da crosta oceânica?
- Por que a crosta oceânica é espessa?
- Qual a origem da crusta oceânica?
- Qual a profundidade da crosta terrestre?

Como é formada a crosta oceânica?
A crosta oceânica é composta essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos (por isso antigamente chamada de sima). Tem 5 a 10 km de espessura e é mais densa que a crosta continental por conter mais ferro.
Onde a crosta oceânica é gerada?
A crusta oceânica existe nos fundos de todas as bacias oceânicas, preenchendo os espaços entre as porções de crusta continental. Dada a sua menor espessura e maior densidade, mergulha sob o bordo da placa continental nas zonas de subducção.
Porque a crosta oceânica e mais jovem?
Resposta: Porque razão a crosta oceânica é mais jovem do que a crosta continental? Teoria da Tectónica de Placas Devido ao facto da crosta oceânica ser mais densa do que a continental. Quando os bordos de ambas se encontram, a crosta oceânica mergulha sob a crosta continental, estando constantemente a ser destruída.
Qual crosta é mais antiga?
No Leste do mar Mediterrâneo, perto do Egipto, calcula-se que tenha sobrevivido até hoje crosta oceânica com cerca de 340 milhões de anos.
O que é a crosta continental?
A crusta continental ou crosta continental é a camada de rochas graníticas, sedimentares e metamórficas que forma os continentes e as zonas de baixa profundidade junto às suas costas, conhecidas como plataformas continentais. É menos densa que o material do manto e assim "flutua" sobre este.
Quando surgiu a crosta continental?
5 bilhões de anos atrás A crosta continental teria surgido entre 4 a 2,5 bilhões de anos atrás, durante o período Arqueano, e sua formação afetou de maneira significativa a dinâmica de todo o planeta, como no movimento das placas tectônicas, a química dos oceanos e a própria evolução da vida.
Onde se localiza a crosta continental?
A crusta continental ou crosta continental é a camada de rochas graníticas, sedimentares e metamórficas que forma os continentes e as zonas de baixa profundidade junto às suas costas, conhecidas como plataformas continentais.
Qual a diferença de idade entre a crosta continental e a crosta oceânica?
A crosta continental é mais velha que a crosta oceânica. Este fato pode ser facilmente explicado pelo processo de reciclagem da crosta oceânica. O processo de reciclagem não acontece na camada continental. Consequentemente, isso garante que a camada oceânica seja sempre mais jovem geologicamente.
Qual a idade da crosta oceânica?
A crosta oceânica recobre 60% da superfície do Planeta e tem pelo menos 180 milhões de anos. É a mais jovem as camadas da Terra. A sua espessura não ultrapassa 20 quilômetros em direção ao núcleo, sendo formada, principalmente por basalto.
Qual a profundidade da crosta oceânica?
A crosta oceânica difere da crosta continental por ter uma densidade maior e uma espessura que varia de 5 a 15 km, bem pouco se considerarmos a profundidade da crosta continental que pode chegar a mais de 70 km.
Por que a crosta oceânica é espessa?
A crosta oceânica, principalmente nas regiões mais próximas dos continentes, está recoberta por sedimentos que formam uma camada muito pouco espessa. Como referenciar: crosta oceânica in Infopédia [em linha].
Qual a origem da crusta oceânica?
A crusta oceânica é composta por materiais máficos da família dos basaltos e gabros, ricos em minerais ferromagnesianos. Devido a esta composição, a crusta oceânica é por vezes designada por sima (de si lício e ma gnésio), em contraponto ao sial ( si lício e al umínio) da crusta continental.
Qual a profundidade da crosta terrestre?
Parte superficial da crosta terrestre, de natureza basáltica, mais densa que a crosta continental (d=3,0). É menos espessa que a crosta continental, podendo atingir a profundidade média de 6 a 7 quilómetros.