Quais são as fases que podem ocorrer no aço comum?

Quais são as fases que podem ocorrer no aço comum?
Abaixo, podemos ver uma repre- sentação desse diagrama. No diagrama, também é possível ver as possiveis fases do aço, que são: a ferrita alfa (α), a austenita (γ), a ferrita delta (δ) e a cementita (Fe3C).
Para que são utilizados os tratamentos térmicos em ligas fé C?
Pode-se dizer, então, que os tratamentos térmicos são processos de fabri- cação que são utilizados tanto para facilitar outros processos de fabricação como Page 3 4 para aumentar o desempenho dos produtos através do aumento da resistência mecânica ou de outras propriedades.
O que é perlita Bainita e martensita?
Bainita é um produto de decomposição isotérmica que se forma quando um aço é resfriado (temperado) em uma faixa de temperatura intermediária entre a de formação da perlita e da martensita. Do mesmo modo que a perlita, a bainita forma-se quando a austenita γ se transforma em ferrita ∂ e cementita Fe3C.
Como se forma a Bainita?
A Bainita é um microconstituinte tipicamente formado nos aços, resultante da decomposição da austenita em um produto de duas fases: ferrita em forma de placas e partículas de carbonetos (geralmente cementita).
O que é a fase Perlita?
A perlita não é uma fase, mas uma combinação geométrica das fases alfa e Fe3C (ferrita e cementita). A perlita é um sanduíche formado por minúsculas camadas de ferrita e cementita.
O que são tratamentos térmicos e sua função?
Os tratamentos térmicos são processos metalúrgicos que objetivam melhorar as propriedades metalmecânicas de peças, elevar sua resistência, vida útil e durabilidade quando em uso. O tratamento térmico também ajuda nos seguintes aspectos: ... e) Melhora as características e aumenta a vida útil de uma peça metálica.