Qual é o papel da placenta na gravidez?

Qual é o papel da placenta na gravidez?
Embora tenha outros papeis, a principal função da placenta é realizar a comunicação entre o corpo da mãe e o feto, facilitando a troca de nutrientes para proteger e sustentar a gravidez.
Como funciona a placenta?
Vasos que ainda estão intactos são desobstruídos e se tornam de grande calibre, e também ocorre remodelagem dos tecidos. A placenta passa a nutrir o embrião/feto em todo o seu desenvolvimento. Destarte, a placenta será constituída pelo córion, a porção fetal; e pela decídua basal, a porção materna.
Por que a placenta está ligada ao útero?
Por volta do final do primeiro trimestre da gestação, a placenta está completamente formada e ligada à parede uterina. Nos próximos 6 meses, assume por completo a função de fornecer ao bebé tudo aquilo de que ele necessita para se desenvolver e preparar para a vida fora da proteção do útero.
Quando começa o desenvolvimento da placenta?
Por norma, a placenta inicia o seu desenvolvimento uma semana após a conceção, tempo necessário para a viagem do blastocisto até ao local onde se irá fixar. O minúsculo blastocisto é constituído por duas camadas: uma massa celular interna e uma camada externa de células.
Qual a função da placenta na gestação?
A placenta é o órgão responsável pela nutrição, trocas de gases e eliminação de excretas do feto durante a gestação. Ela também possui função endócrina e imunológica.