Qual o gene da cor da pele?

Índice

Qual o gene da cor da pele?

Qual o gene da cor da pele?

Segundo Davenport (1913), a cor da pele na espécie humana é resultante da ação de dois pares de genes (AaBb), sem dominância. Dessa forma, A e B determinam a produção da mesma quantidade do pigmento melanina e possuem efeito aditivo.

Como funciona a herança somatória de altura ou tonalidade de pele?

A cor da pele de humanos segue o padrão da herança quantitativa, em que os alelos de cada gene somam seus efeitos. A cor da pele classifica as pessoas em cinco fenótipos básicos: negro, mulato escuro, mulato médio, mulato claro e branco. Esses fenótipos são controlados por dois pares de alelos (Aa e Bb).

O que determina a cor da pele humana?

A cor da nossa pele é determinada pela melanina – substância produzida pelo nosso organismo. A quantidade que temos do pigmento determina se nossa pele será branca, ruiva, amarela, morena ou negra, e também qual será a cor dos olhos e do cabelo.

Quem decide a cor?

A cor dos olhos do bebé é influenciada pela herança genética (dos genes transmitidos pela mãe e pelo pai) e pela quantidade de melanina (pigmento castanho ou preto cujo tipo e quantidade está codificada nos genes) encontrada na íris.

Qual a função da melanina na pele?

Para saber a função desta proteína na pele e evitar o surgimento de problemas, como o melasma, o DermaClub explica o papel da melanina. Melanina: qual é a função dessa substância na pele? Além de dar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é ajudar a proteger o corpo e organismo dos impactos da radiação solar.

Como a melanina protege a pele e cabelos?

Como você viu, além de dar a cor da nossa pele e cabelos, a melanina também é responsável por proteger nosso DNA contra os efeitos nocivos da radiação solar, porém, mesmo que a melanogênese seja estimulada, o aumento na produção do pigmento não é suficiente para evitar todas as chances de um câncer de pele.

Como é formada a melanina?

Mas, de fato, como a melanina é formada? O nosso corpo gera o aminoácido tirosina que, em contato com a enzima tirosinase (formada no sistema de Golgi — melanossomos — que se encontra no interior dos melanócitos), se transforma em 3,4 diidroxifenilalanina.

Qual a histologia da melanina?

Significado e Histologia. A melanina encontra-se como inclusões do citoplasma das células da pele. Há células contendo melanina, tanto na epiderme como na derme. As que produziram o pigmento são denominadas melanoblastos (situadas quase que inteiramente na epiderme). As células que contêm melanina não são necessariamente melanoblastos.

Postagens relacionadas: