Como se formam os planaltos cristalinos?

Índice

Como se formam os planaltos cristalinos?

Como se formam os planaltos cristalinos?

Planaltos cristalinos: são formados por rochas metamórficas e ígneas intrusivas (que se formaram abaixo da superfície). Esse tipo de planalto é resultante da decomposição de antigas montanhas que foram desgastadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo.

Quais são os exemplos de planaltos?

São considerados agentes externos (exógenos) que modificam o relevo fenômenos como o vulcanismo e o tectonismo. V. São exemplos de Planaltos no Brasil: Planalto das Guianas, Planalto Meridional e Planalto Nordestino..

Como os planaltos podem ser construídos?

Planaltos podem ser construídos devido a processos erosivos de glaciações em áreas montanhosas, neste caso os planaltos encontram-se ao redor de montanhas. A água também pode erodir montanhas e outras formas de relevo em planaltos.

Qual a constituição desse tipo de planalto?

Dessa forma, pode-se dizer que sua constituição é feita pelo desgaste de agentes externos. As rochas cristalinas são muito recorrentes em sua composição, daí o nome. Planalto Sedimentar: a formação desse tipo de planalto está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas.

Como são classificados os planaltos?

Os planaltos também podem ser classificados de acordo com a estrutura geológica à qual pertence. Basicamente, localizam-se em duas principais unidades que fazem parte da estrutura geológica da Terra: → Bacias sedimentares: área caracterizada por acúmulo de sedimentos ao longo de muitos anos.

Postagens relacionadas: