O que provoca a formação de cordilheiras meso oceânicas?

Índice

O que provoca a formação de cordilheiras meso oceânicas?

O que provoca a formação de cordilheiras meso oceânicas?

Dorsal oceânica (também chamada dorsal submarina ou dorsal meso-oceânica) é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano. Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.000 quilômetros de extensão.

Como se forma uma cordilheira?

Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos.

O que é a dorsal ou cadeia meso-oceânica onde podemos encontrar um exemplo?

Dorsal oceânica, também dorsal submarina, dorsal meso-oceânica ou crista média oceânica, é a designação dada em oceanografia física às grandes cadeias de montanhas submersas nos oceanos que resultam do lento afastamento das placas tectónicas.

O que as dorsais Oceanicas representam?

As dorsais oceânicas representam as áreas onde as rochas se formam de maneira mais intensiva. Ao lado das zonas de intrusões magmáticas e das áreas vulcânicas, elas constituem as regiões de renovação geológica das rochas.

Qual é a relação entre as dorsais meso oceânicas e os limites divergentes de placas tectônicas?

Resposta: Explicação: A relação entre dorsais mesoceânicas e os limites divergentes das placas tectônicas está no limite de tensão tectônica, que dá origem as formações geológicas das dorsais mesoceânicas.

Postagens relacionadas: