Como arquivar prontuários de pacientes?

Índice

Como arquivar prontuários de pacientes?

Como arquivar prontuários de pacientes?

Como organizar prontuários de pacientes: passo a passo

  1. Digitalize os documentos. ...
  2. Faça uma escala de prioridades das informações. ...
  3. Escolha um sistema para organizar os prontuários. ...
  4. Adote um protocolo e treine os funcionários. ...
  5. Atenção ao local de armazenamento. ...
  6. Escolha um sistema seguro.

Como deve ser o ambiente para conservação do prontuário impresso?

Art. 8° Estabelecer o prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro, para a preservação dos prontuários dos pacientes em suporte de papel, que não foram arquivados eletronicamente em meio óptico, microfilmado ou digitalizado.

Onde guardar prontuário médico?

Até 2018, o prontuário médico devia ser mantido nas instituições por, no mínimo, 20 anos, no caso de documentos impressos em papel. Para os prontuários digitalizados ou microfilmados, esse armazenamento deveria ser permanente. Mas, com a Lei 13.7, o armazenamento permanente deixou de ser necessário.

Quem deve guardar o Prontuario médico?

O Prontuário Médico é um documento de propriedade do paciente, mas o médico ou a instituição de saúde têm a obrigação de guardá-lo. No caso do prontuário físico, ele deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 anos a partir do último registro realizado.

Como organizar arquivos e pastas no hospital?

Crie pastas no computador ao organizar documentos da clínica. Ao armazenar os dados no computador, o ideal é criar diversas pastas e subpastas para organizar documentos da clínica. Por exemplo, ao criar a pasta “Pendências financeiras”, podem ser criadas subpastas como “Boletos”, “Duplicatas”, “Contas a pagar” etc.

Como organizar histórico médico?

Organizando e armazenando seu histórico médico Você pode optar por manter seu registro médico em um armário, uma pasta com divisórias, uma pasta tipo arquivo ou simplesmente em uma caixa.

Como solicitar cópia do Prontuario médico?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Como é feito um Prontuario médico?

O que deve constar no prontuário do paciente?

  1. Identificação do paciente no prontuário médico. ...
  2. Anamnese. ...
  3. Plano terapêutico. ...
  4. Laudos de exames. ...
  5. Prescrição médica. ...
  6. Evolução médica e da enfermagem. ...
  7. Termos de consentimentos. ...
  8. Sumário de transferência, alta ou óbito.

Como conseguir prontuário médico antigo?

Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Como organizar os prontuários?

Um dos objetivos de organizar os prontuários é localizar informações de maneira rápida, permitindo uma visualização pontual e otimização da pesquisa. Se tudo estiver misturado, além do tempo gasto procurando informações ser maior, há risco de não encontrar algum dado importante para a condução do tratamento.

Como os prontuários devem ser guardados?

Prontuários médicos não podem e não devem ser guardados de qualquer jeito e sem critério, até porque, seu acesso não é permitido a qualquer pessoa. Por isso, um ponto crucial na organização de prontuários é a proteção dos dados.

Qual o prazo para o arquivamento dos prontuários eletrônicos?

A Resolução n°1821/2007 do CFM, também estabelece o mesmo prazo para arquivamento, a partir do último registro de atendimento do paciente, para a preservação dos prontuários em suporte de papel que não foram arquivados eletronicamente. Além disso, determina critérios para a guarda permanente dos prontuários em meio eletrônico.

Qual a importância do prontuário?

Por isso, um ponto crucial na organização de prontuários é a proteção dos dados. Garanta a segurança através de sistemas próprios, uso de senhas, gavetas com chave, etc. O prontuário pertence ao paciente, mas deve ser armazenado pela instituição. Os pacientes possuem direito à cópia, caso solicitem.

Postagens relacionadas: