O que é uma penitência?

Índice

O que é uma penitência?

O que é uma penitência?

Significado de Penitência [Religião] Aquilo que se faz para remissão dos próprios pecados; a absolvição dada pelo sacerdote (padre) a quem se arrepende e confessa seus pecados.

Quais são as formas de penitência?

A penitência pode assumir variadas formas, nomeadamente a reparação proporcional do mal feito, a perseverança em orações e na prática das boas obras, a leitura e a meditação de passagens da bíblia, a vigília, a autoflagelação, o jejum e a esmola.

Quais penitência da Quaresma?

Os fiéis devem seguir o preceito da abstinência e do jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo (Cân. 1251).

O que é penitência corporal?

Meio de mortificação ou penitência Nos primeiros anos do cristianismo a utilização de tecidos grosseiros, como meio de mortificação física e para ajudar a resistir às tentações da carne se tornou muito comum.

Quais são os atos do penitente?

Os atos do penitente são "um diligente exame de consciência; a contrição (ou arrependimento), que é perfeita, quando é motivada pelo amor a Deus, e imperfeita, se fundada sobre outros motivos, e que inclui o propósito de não mais pecar.

Quais são as três formas de penitência?

A Igreja ensina e estimula o católico a praticar o jejum, a oração e a esmola. Essas três formas de penitência são um remédio para o combate das doenças espirituais, sendo que o jejum auxilia no combate à gula, a oração no combate ao orgulho e à soberba, e a esmola no combate à avareza.

Qual a melhor penitência que posso fazer?

Qual a melhor penitência que posso fazer? Penitência é uma PENA, uma punição que cumprimos voluntariamente para expiar nossos pecados, ou para ajudar a expiar os pecados de outras pessoas. Há outra palavra que é praticamente sinônimo de penitência: MORTIFICAÇÃO.

Como suportar a penitência?

"A penitência consiste em suportar com bom humor as mil pequenas contrariedades da jornada; em não abandonares a tua ocupação, ainda que de momento te tenha passado o gosto com que a começaste; em comer com agradecimento o que nos servem, sem importunar ninguém com caprichos. (...)

Qual a pena de recomeçar a penitência?

Então a penitência tem que ser algo que recorde você o ”para que” você a está fazendo. Se não resistirmos até o fim da penitência, vale a pena recomeçá-la? A Quaresma é um período que se estende por mais de quarenta dias; se formos colocar na ponta do lápis, dá mais de quarenta dias.

Postagens relacionadas: