Como a radiação é produzida?

Índice

Como a radiação é produzida?

Como a radiação é produzida?

Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.

Por que a radiação pode ser perigosa à saúde?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Como é utilizada a radiação?

Apesar dos pontos negativos e malefícios causados, em doses corretas e bem específicas, a radiação é utilizada de maneira benéfica como no tratamento de doenças, realização de diagnósticos entre outros. BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos.

Quais são as radiações das moléculas?

São radiações que, ao entrarem em contato com os átomos, promovem a saída de elétrons das órbitas, fazendo com que o átomo passe a ser um cátion, ou seja, um átomo deficiente em elétrons. Essas radiações podem provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas, provocando modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas.

Quais foram os nomes das radiações?

A esses elementos foram dados os nomes de rádio (Ra) e polônio (Po) – em homenagem à Polônia, país de origem de Marie Curie. Tais descobertas renderam aos três o Prêmio Nobel de Física, em 1903. O físico Ernest Rutherford também teve sua contribuição para o estudo das radiações.

Qual a diferença entre radiação gama e radiação X?

Radiação gama e radiação X: são radiações eletromagnéticas que se diferenciam apenas pela origem (gama é nuclear, e raio X é artificial) e apresentam elevado poder de penetração. São radiações que não são capazes de retirar elétrons das órbitas (eletrosferas) de seus átomos.

Postagens relacionadas: