O que são águas subterrâneas Brainly?

Índice

O que são águas subterrâneas Brainly?

O que são águas subterrâneas Brainly?

As águas subterrâneas são aquelas que se acumulam abaixo da superfície, geralmente nos poros existentes na composição das rochas. As águas subterrâneas referem-se a toda e qualquer quantidade de água presente abaixo da superfície terrestre. ...

Qual o nome recebe as águas subterrâneas?

Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.

Quais os principais aquíferos do Brasil e sua importância?

O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas. Formadas por rochas permeáveis, essas formações geológicas transmitem água (muitas vezes potável) para poços e nascentes.

Qual a importância das águas subterrâneas no Brasil?

Em maio de 2019, o Trata Brasil em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) divulgou o estudo “A Revolução das águas subterrâneas no Brasil: Importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento básico”.

Quais são os tipos de águas subterrâneas?

No Brasil, grande parte das águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos ou semiartesianos), que foi objeto do estudo em questão. Esse tipo de poço retira grandes vazões e costumam ser utilizadas por indústrias, comércio, condomínios, entre outros.

Como ocorre o acúmulo das águas subterrâneas?

O acúmulo das águas subterrâneas pode acontecer em zonas saturadas de água e abranger grandes regiões, que são chamadas de aquíferos. No Brasil temos dois grandes aquíferos, o Guarani, que abrange partes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de outros países, e também o Alter do Chão na região Norte.

Como são armazenadas as águas subterrâneas?

Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade.

Postagens relacionadas: