Como se formam as rochas magmáticas intrusivas e Extrusivas?

Índice

Como se formam as rochas magmáticas intrusivas e Extrusivas?

Como se formam as rochas magmáticas intrusivas e Extrusivas?

A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devido ao arrefecimento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas).

Quais são rochas Magmaticas?

ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Quais são as rochas magmáticas?

Mestrado em Geologia Sedimentar (UNISINOS, 2008) Graduação em Ciências Biológicas (UNISINOS, 2006) Asrochas ígneas(também chamadas de rochas magmáticas) são rochas provenientes da solidificaçãodo material magmático, o magma. É a categoria de rocha predominante na crosta terrestre, constituindo mais de 70% de seu volume.

Qual a composição das rochas ígneas?

Assim, algumas rochas ígneas intrusivas e extrusivas apresentam a mesma composição, mas diferem no aspecto textural. Assim, pela composição química e mineralógica, existem as rochas ígneas félsicas, intermediárias, máficas, e ultramáficas.

Qual a diferença entre rochas magmáticas e intrusivas?

É importante observar que divisão das rochas magmáticas entre intrusivas e extrusivas tem como critério apenas a sua gênese, existindo outras formas de classificação elaboradas com base em outros aspectos. Uma delas é a sua distinção conforme o seu nível de acidez.

Quais são as rochas magmáticas extrusivas?

Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e a obsidiana. As rochas intrusivas ou plutônicas são resultado de um lento resfriamento do magma, ...

Postagens relacionadas: