O que é um passivo fiscal diferido?

Índice

O que é um passivo fiscal diferido?

O que é um passivo fiscal diferido?

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Como pode ser caracterizado o ativo diferido?

O Ativo Diferido caracteriza-se por evidenciar os recursos aplicados na realização de despesas que, por possuírem claro potencial de contribuição para a formação do resultado de mais de um exercício social futuro, somente são apropriadas às contas de resultado à medida e na proporção em que essa contribuição influencia ...

O que é um passivo fiscal?

Passivos fiscais são despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua ocorrência de forma efetiva. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador a ter um desembolso inesperado.

Como contabilizar diferido?

Dessa forma, o imposto diferido entra como um formato de apuração ideal para a contabilidade que privilegia o regime de competência. O fator indispensável para ele ser utilizado é que o lucro a ser tributado é contabilizado em regime de caixa (creditado em conta) apenas no ano seguinte ou mais de um ano.

Como distinguir ativos e passivos?

Distinguir ativos e passivos é fundamental para entender e controlar as suas finanças. Descubra com exemplos práticos o que são e como se classificam. Os ativos e passivos fazem parte da contabilidade de uma empresa e, juntamente com o capital próprio, permitem ter uma fotografia da empresa em determinado momento.

Qual a caracterização do passivo fiscal diferido?

Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) TG 32, há distinções quanto à caracterização entre o passivo fiscal diferido e o ativo fiscal diferido: O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.

Qual a diferença entre ativos e passivos?

A principal diferença entre os ativos e passivos está nos fluxos monetários a que dão origem. Enquanto os ativos estão associados a meios de gerar rendimento, os passivos representam saídas de dinheiro através dos gastos e das despesas que a empresa ou a pessoa singular faz no decorrer da sua atividade.

Qual a função do Ativo Diferido?

Ativo diferido é uma espécie de despesa pré-operacional, cujo benefício só é percebido depois do gasto. Entenda sua função contábil Ativo diferido é um daqueles termos técnicos que, mesmo oficialmente abolido, continua a ser empregado no meio financeiro e contábil.

Postagens relacionadas: