Como são formadas as tríades?
Como são formadas as tríades?
As tríades sempre se caracterizam pela junção de duas terças, no caso da tríade menor, uma terça menor e uma maior, formando um intervalo de terça menor e um intervalo de quinta justa em relação à fundamental, ou tônica. Por exemplo: No caso de uma tríade de Dó menor, a fundamental ou tônica é a nota dó.
Como se formam os acordes?
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Como são formadas as Tetrades?
Como mencionado, as tétrades são tríades com o acréscimo de mais uma nota, a sétima. Para ficar mais fácil de montar esses acordes, basta você pensar assim: a sétima maior fica meio tom abaixo da tônica, a sétima menor fica 1 tom abaixo da tônica e a sétima diminuta fica 1 tom e meio abaixo da tônica.
Quais os tipos de tríades?
Alguns exemplos de tríades são: C (Dó maior), Em (Mi menor), Ab (Lá bemol maior), C#m (Dó sustenido menor) e todos aqueles acordes que não possuem número e nem bolinhas na cifra (com exceção de #5 e b5). Tríades: F, Bb, G#, Am, Ebm, D(#5), Cm, Fm(b5)…
Como é formado o acorde de Sol?
A diferença entre acordes e notas Ela não tem complemento, ou seja, não é maior nem menor, é simplesmente uma nota avulsa. Exemplo prático: A primeira corda solta do violão, a mais fina, popularmente chamada "mizinha", é a nota Mi. Se na mesma "mizinha" seu dedo pressionar a terceira casa, você terá a nota Sol.
Como tocar Tetrades?
Para fazer tétrades no teclado não há mistérios. Basta acrescentar uma quarta nota na estrutura do acorde. No entanto, assim como os acordes de tríade, os de tétrade existem vários tipos. Por exemplo: os acordes com sétima maior, com sétima menor, com sétima aumentada, entre outros.