O que são cálculos biliares como eles se formam?

Índice

O que são cálculos biliares como eles se formam?

O que são cálculos biliares como eles se formam?

Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada com colesterol. O excesso forma partículas sólidas (cristais de colesterol). Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, onde se agrupam e formam os cálculos biliares.

O que é o que é colelitíase?

A colelitiase é a presença de pedras (cálculo) no interior da vesícula biliar (um pequeno órgão com a forma de um saco e localizada próximo ao fígado, medindo de 7cm a 10 cm de comprimento). A vesícula armazena a bile, que é produzido pelo fígado.

Qual o perigo de pedra na vesícula?

Existe o risco dos cálculos biliares originarem algumas complicações, nomeadamente: Inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) – a vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e rotura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediato e pode pôr a vida em risco.

O que provoca colelitíase?

A colelitíase, também conhecida como pedra na vesícula, é uma situação em que há formação de pequenas pedras no interior da vesícula devido ao acúmulo de bilirrubina ou de colesterol no local, o que causa obstrução da via biliar e pode levar ao aparecimento de alguns sintomas, como dor no estômago, costas, vômitos e ...

Como é a dor da colelitíase?

A principal queixa relacionada à colelitíase é a dor aguda contínua caracteristicamente localizada em hipocôndrio direito/epigástrio que, por vezes, pode irradiar para a região escapular. Alguns pacientes referem que a dor surge cerca de 1 hora após refeições ricas em gorduras.

O que causa obstrução das vias biliares?

A obstrução do ducto biliar ocorre frequentemente como consequência de processo inflamatório, neoplasias (tumores) e cálculos (colelitíases). É importante salientar que inflamações e neoplasias em outros órgãos podem acabar afetando o ducto biliar.

Por que uma pedra pode ficar impactada na vesícula biliar?

Uma pedra grande pode ficar impactada na saída da vesícula biliar, impedindo a drenagem do restante da bile. Quando o paciente se alimenta, o estômago e o duodeno enviam sinais à vesícula avisando que está chegando comida, fazendo com que a mesma se contraia.

Como a cúrcuma ajuda a combater pedras na vesícula biliar?

A cúrcuma tem sido usada há centenas de anos como remédio para combater pedras na vesícula biliar. Devido às suas propriedades coleréticas e colagogas, ajuda a estimular os movimentos desse órgão, favorecendo seu esvaziamento. Também ajuda a manter um bom fluxo da bile, impedindo que ela se acumule nos dutos biliares.

Quais são os cálculos da vesícula biliar?

Em alguns casos o paciente apresenta múltiplos cálculos dentro da sua vesícula. Quanto maior o número de pedras, maior a chance de ocorrerem obstruções e sintomas. Complicações Colecistite. A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução persistente da mesma por uma pedra.

Como fazer a remoção da vesícula biliar?

Para os cálculos que causam sintomas a melhor opção é a remoção cirúrgica (cirurgia) da vesícula biliar. Esta operação faz-se habitualmente por via laparoscópica (colecistectomia laparoscópica). Trata-se de uma operação com internamento que pode variar de apenas algumas horas até 1 ou dois dias e desconforto mínimo para o doente.

Postagens relacionadas: