O que são ventos alísios e Contra-alísios?

Índice

O que são ventos alísios e Contra-alísios?

O que são ventos alísios e Contra-alísios?

Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. Os ventos contra-alísios sopram do equador para os tópicos. São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.

Qual é a importância dos ventos alísios?

No âmbito do sistema de circulação atmosférica global, um dos mais importantes movimentos realizados pelas massas de ar são os ventos alísios, que atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta.

O que acontece na ZCIT?

A ZCIT está localizada no ramo ascendente da célula de Hadley; Essa circulação atua no sentido de transferir calor e umidade (dos oceanos) dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis superiores da troposfera e para médias e altas latitudes (manutenção do balanço térmico global).

Quais são as principais características dos ventos regulares?

Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio. Devido à esfericidade e rotação da Terra, os ventos estão em constante movimento e possuem diferentes características, podendo ser úmidos, secos, quentes ou frios.

O que ventos alísios?

Ventos alísios podem ser entendidos como deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de baixa pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Qual é uma possível consequência dos ventos Contra-alísios?

Os ventos contra-alísios, por outro lado, são secos e geralmente se deslocam do Equador para os trópicos. Esses ventos são responsáveis por gerar momentos de maior estabilidade climática, com calmarias e secas. O Saara, maior deserto do planeta, é resultado direto da ação dos ventos contra-alísios.

Como ocorrem os ventos alísios?

Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.

Qual a importância dos ventos alísios no hemisfério sul?

O português reconheceu a importância dos ventos alísios na navegação no oceano Atlântico, logo no século. Eles aprenderam, a fim de chegar à África do Sul, e longe no oceano, de cabeça para o Brasil a cerca de 30 ° S. Após sul costa africana ser conquistada significa barlavento no hemisfério sul.

Por que os ventos alíseos movimentam-se do Norte e do Sul?

Por isso, temos que os ventos alíseos movimentam-se do norte e do sul em direção às zonas próximas à Linha do Equador, caracterizando, dessa forma, uma das várias manifestações da circulação atmosférica do planeta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a formação dos ventos?

Formação dos ventos: ar frio desce e o ar quente sobe. Os ventos sopram de áreas com alta pressão para as que registram pressões mais baixas, enquanto que o ar se movimenta para buscar o equilíbrio atmosférico de temperatura e de pressão.

Postagens relacionadas: