Como são formados os ventos alísios?
Índice
- Como são formados os ventos alísios?
- Onde se formam os ventos alísios?
- Como se formam os ventos alísios e Contra-alísios?
- Como se forma a ZCIT?
- Como se formam os ventos de oeste?
- Qual a importância dos ventos alísios para o clima?
- Quais são os ventos secos do deserto?
- Como ocorrem os ventos alísios?
- Por que os ventos alíseos movimentam-se do Norte e do Sul?
- Como os desertos formam-se?
Como são formados os ventos alísios?
De forma simples, podemos dizer que os ventos alísios são deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de menor pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre, a Zona de Convergência Intertropical.
Onde se formam os ventos alísios?
Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.
Como se formam os ventos alísios e Contra-alísios?
Os alísios são ventos úmidos que provocam chuvas nas imediações do Equador, onde ocorre o encontro e ascensão desses ventos. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas; Contra-alísios: sopram do Equador para os trópicos em altitudes elevadas.
Como se forma a ZCIT?
A ZCIT é uma zona de convergência formada na região de encontro dos ventos alísios vindos de nordeste do Hemisfério Norte e os de sudeste vindos do Hemisfério Sul. Ela se configura como um grande cinturão de nebulosidade que dá a volta na Terra, próxima a linha do equador.
Como se formam os ventos de oeste?
um corpo afastando-se do equador: aproxima-se do eixo de rotação e adquire movimento para leste; da mesma forma, ao aproximar-se do equador: afasta-se do eixo de rotação e adquire movimento para oeste.
Qual a importância dos ventos alísios para o clima?
Atuam diretamente no clima do planeta ocorrendo durante todo o ano em locais onde as temperaturas são mais altas e a pressão atmosférica é menor. ... Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério norte os alísios sopram de nordeste para sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (oeste-leste).
Quais são os ventos secos do deserto?
São ventos secos que tem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão. Por esse motivo, grandes áreas de deserto têm alta ocorrência dos contra-Alísios. Zona de Convergência Intertropical
Como ocorrem os ventos alísios?
Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão ( anticiclónicas ), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador , formando um ciclo.
Por que os ventos alíseos movimentam-se do Norte e do Sul?
Por isso, temos que os ventos alíseos movimentam-se do norte e do sul em direção às zonas próximas à Linha do Equador, caracterizando, dessa forma, uma das várias manifestações da circulação atmosférica do planeta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como os desertos formam-se?
Como os desertos formam-se? O processo de desertização acontece de diferentes maneiras, haja vista que existem diferentes tipos de desertos. Alguns deles são quentes e arenosos, como o Saara; outros são congelados, como a Antártida; ao passo que alguns até manifestam transformações paisagísticas periódicas, como o deserto do Kalahari.