O que pode causar pedra na vesícula?

Índice

O que pode causar pedra na vesícula?

O que pode causar pedra na vesícula?

A pedra na vesícula, cientificamente chamada de cálculo biliar ou colelitíase, é o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar causado por níveis altos de colesterol no sangue, má alimentação, obesidade ou diabetes, por exemplo.

Como ocorre a formação das pedras na vesícula?

Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada com colesterol. O excesso forma partículas sólidas (cristais de colesterol). Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, onde se agrupam e formam os cálculos biliares.

Como é formado a vesícula?

Seus principais componentes são água, bicarbonato de sódio, sais biliares, pigmentos, gorduras, sais inorgânicos e colesterol. A vesícula biliar está conectada ao fígado e ao duodeno pelo trato biliar, apresentando ainda ductos hepáticos direito e esquerdo, cístico e colédoco.

Quais são os alimentos que causam pedra na vesícula?

Os alimentos proibidos na crise de vesícula são os alimentos mais gordurosos como:

  • Frutas gordurosas como coco, abacate ou açaí;
  • Leite e iogurtes integrais;
  • Queijos amarelos como parmesão e minas padrão;
  • Manteiga e qualquer outra gordura animal;
  • Carnes gordas como costeletas, linguiça, mocotó carne de pato ou ganso;

Quanto tempo pode ficar com pedra na vesícula?

A grande maioria dos pacientes com pedra na vesícula são assintomáticos e não vão desenvolver sintomas ao longo da vida. Estima-se que apenas 20% a 30% apresentarão sinais em um período de 20 anos, sendo que apenas 1% terá complicações mais sérias.

Como é a vesícula humana?

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

Postagens relacionadas: