O que você sabe sobre raios e trovões?

Índice

O que você sabe sobre raios e trovões?

O que você sabe sobre raios e trovões?

Raios e trovões: são duas coisas diferentes. Raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência de sua polarização, que ocorre após ou antes uma tempestade. ... Como eles se movem muito rápido, também se aquecem, gerando barulho, no caso, o trovão.

O que você sabe sobre os trovões?

O barulho, que vem logo depois, é o trovão. Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra. Raios e trovões podem ser provocados também pelas mudanças de fase (sólida, líquida e gasosa) no meio das nuvens.

Por que os raios se formam?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. Em geral, há uma área de carga positiva no alto das nuvens, uma área negativa no miolo e uma pequena área positiva embaixo.

Qual a tensão do raio?

A Tensão do raio está entre 100 milhões e 1 bilhão de volts e a corrente é de aproximadamente 30.000 Amperes. Além disso, quando o fluxo de ar se expande, é aquecido produzindo um som forte. É o trovão, que pode chegar a 120 decibéis.

Quais os raios que tocam o solo?

Os raios que tocam o solo podem ser divididos em descendentes (que saem da nuvem em direção ao solo) e ascendentes (do solo em direção às nuvens por indução). Aqueles que não tocam o solo podem ser basicamente de três tipos: dentro da nuvem, da nuvem para o ar e de uma nuvem para outra.

Como se aquecem os raios?

No seu percurso, os raios, devido à sua altíssima temperatura, aquecem o vapor e o ar à sua volta, obrigando a que estes se expandam de uma forma brusca, seguido de uma contração e arrefecimento súbito. O aquecimento é tão grande que provoca uma explosão violenta, originando o som do trovão.

Postagens relacionadas: