Qual é o significado de lençóis subterrâneos?

Índice

Qual é o significado de lençóis subterrâneos?

Qual é o significado de lençóis subterrâneos?

Todo solo é formado por partículas minerais sólidas, entre as quais existem pequenos espaços vazios, preenchidos com água, chamados lençóis subterrâneos. Todo solo é formado por partículas minerais sólidas, entre as quais existem pequenos espaços vazios, preenchidos com água ou com ar.

O que causa a contaminação do lençol freático?

Relacionamos as principais formas de contaminação dos lençóis d'água: Lixões e Aterros Sanitários Irregulares: ... Ao infiltrar-se no solo, esses fluidos alcançam os lençóis freáticos, contaminando-os com bactérias e resíduos contaminados diversos, inclusive com metais pesados.

Qual a origem dos aquíferos?

Isso decorre da sua origem geológica, que pode ser fluvial, lacustre, eólica, glacial e aluvial (rochas sedimentares), vulcânica (rochas fraturadas) e metamórfica (rochas calcáreas), o que vai determinar os diferentes tipos de aquíferos. Quanto à porosidade, existem três tipos aquíferos (conforme a Figura 1):

Por que os aquíferos são artesianos?

Esses aquíferos também são conhecidos como artesianos. Isso porque devido à pressão em que a água se encontra, se é feita uma perfuração, a água fluirá espontaneamente por conta dessa pressão. Formam-se assim os conhecidos poços artesianos, que não precisam de bombeamento da água para a superfície.

Quais são os reservatórios subterrâneos?

Os reservatórios subterrâneos, por sua vez, localizados a centenas de metros de profundidade, apresentam gigantesco volume de água (centenas de milhares de km³), são denominados aquíferos. De modo geral, eles apresentam água adequada para o consumo humano.

Qual a origem das águas subterrâneas?

A água evaporada, ao se condensar, impregnaria as camadas do subsolo para formar a água subterrânea. Foi no século I a.C., com Vitrúvio4, que pela primeira vez se considerou que as águas subterrâneas poderiam ter sua origem nas águas de chuva.

Postagens relacionadas: