Qual a influência da Cordilheira dos Andes na formação do Deserto do Atacama?

Índice

Qual a influência da Cordilheira dos Andes na formação do Deserto do Atacama?

Qual a influência da Cordilheira dos Andes na formação do Deserto do Atacama?

Do lado leste do deserto, ainda existe uma forte barreira natural, a Cordilheira dos Andes, que impede a chegada do ar úmido advindo, principalmente, da Amazônia. Em função dessas características, forma-se uma região muito seca, que é a área do Atacama, onde raramente chove.

Qual o ponto mais alto da cordilheira dos Andes?

Aconcágua Cordilheira dos Andes/Ponto mais alto

Qual a origem da Cordilheira dos Andes?

A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.

Quais são os impactos da Cordilheira dos Andes?

Esses impactos aconteceram há 200 milhões de anos e acontecem ainda hoje em menor grau, por isso, a Cordilheira dos Andes cresce até três centímetros por ano. A região também é famosa pelos seus vulcões, que também nasceram por conta desses fenômenos.

Qual a altitude da Cordilheira dos Andes?

Possui uma altitude média de 4.000 metros, cujo ponto mais alto é o Monte Aconcágua, que apresenta cerca de 7 mil metros de altitude. Segue abaixo as principais caraterísticas da Cordilheira dos Andes: Está localizada na costa oeste da América do Sul, atravessando países: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Qual o clima predominante na Cordilheira dos Andes?

O Clima predominante na Cordilheira dos Andes é o clima frio de montanha. Nesse tipo de clima, a temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresenta temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

Postagens relacionadas: