Como teve origem a água no planeta Terra?
Como teve origem a água no planeta Terra?
Há diversas teorias. Uma delas indica que a água teria sido formada junto com a Terra ou no interior dela e expelida pelos vulcões em forma de vapor ao longo de bilhões de anos. ... A água que compõe cometas e asteroides, por sua vez, surgiu da combinação de hidrogênio e oxigênio presentes no Universo.
Como explicar a origem da água dos oceanos?
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
O que tem mais Terra ou água?
Começaremos relatando dados sobre a superfície da Terra, a área coberta por água é de 360,6 milhões km2, ou seja, 70,7%. ... O volume de terra no planeta é de 1079.1021 litros e o volume de água na Terra é de 1, 4.1021, ou seja, a quantidade de água em litros comparada com o volume da Terra é apenas 0,02%.
Qual a origem da água da Terra?
"Como a água nada mais é que hidrogênio mais oxigênio, e o oxigênio já era abundante no planeta, qualquer fonte de hidrogênio poderia ter servido como origem da água da Terra", afirma Steven Desch, coautor do estudo e astrofísico da Universidade Estadual do Arizona.
Por que a água chegou ao planeta?
Acredita-se que a partir daí, as moléculas de hidrogênio e oxigênio se uniram e deram origem à água. Outra teoria afirma que a água chegou ao planeta através dos meteoritos que se chocavam com a Terra, pois estes continham cristais de H2O em sua composição.
Qual a origem da Terra?
Origem da Terra A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço.
Qual seria a primeira fonte de água da Terra?
Assim, portanto, elas seriam a primeira fonte de água da Terra, depois somada a mais água oriunda dos asteroides. "Desse modo, mesmo os planetas que se formam longe de fontes de asteroides ricos em água ainda podem ter água", afirmou o cientista.