Como é feito o diagnóstico de DTM?

Índice

Como é feito o diagnóstico de DTM?

Como é feito o diagnóstico de DTM?

Para diagnosticar o quadro de DTM é feita uma tomada de história, ou seja, uma série de perguntas sobre os sintomas do paciente.

Qual a relação DTM e fatores emocionais ou oclusão?

Um estudo que avaliou pacientes com DTM demonstrou que o estresse influencia a sintomatologia da DTM, já que de 48 pacientes atendidos com DTM, 89,6% necessitavam de atendimento psicológico14. A participação dos fatores oclusais e os hábitos parafuncionais na etiologia da DTM são controversos.

O que é oclusão e DTM?

É consenso entre pesquisadores e clínicos especializados em Dor Orofacial que a oclusão dentária não mais pode ser considerada fator primário na etiologia da DTM (Magnusson et al., 1994, Selligman & Pullinger, 2000; Egermark et al., 2003; McNamara & Trüp, 1997;Mohlin et al., 1997).

Quais são as DTM?

Existem três tipos principais de DTM: a muscular, que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; a articular, que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os ...

Qual exame para detectar DTM?

A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).

Como é feito o diagnóstico de ATM?

O exame de Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular, sendo possível visualizar diferentes estruturas. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame.

Qual a relação entre fatores psicológicos e DTM?

Aspectos psicológicos ou biopsicossociais são fatores contribuintes à manutenção de um quadro de DTM, principalmente na de sinto- matologia crônica. A depressão e a ansiedade são os principais fatores emocionais associados tanto à DTM quanto à dor crônica na maioria dos estudos que as relacionam.

Qual a real influência do estresse emocional do paciente na DTM?

Manfredi et al. (2006) encontraram associação positiva entre o estresse e sintomas da DTM em uma população de uma universidade pública. Estes resultados estão de acordo com os encontrados por Maia et al. (2001), evidenciando a forte influência do estresse no desenvolvimento da DTM.

Qual é a relação da oclusão com disfunções temporomandibulares?

Conclusão: Em modelos multifatoriais, como na fisiopatologia da DTM, a oclusão pode desempenhar um papel de cofator na predisposição ou perpetuar as diferentes formas de DTM, não devendo ser considerada fator principal. Descritores: Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular; má oclusão; oclusão dentária.

O que é a oclusão dentária?

Oclusão dentária é o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior.

Postagens relacionadas: