Qual a importância jornalística da crônica?
Qual a importância jornalística da crônica?
Ela oferece uma história mais completa e “saborosa”, tomando um cuidado especial com a narrativa, a forma e o estilo do texto. Dessa forma, é possível explorar o comum e o absurdo do cotidiano, levando o leitor a uma reflexão. Não à toa, esse gênero ocupa um lugar especial na história da literatura brasileira.
Qual a diferença entre crônica jornalística é notícia?
A principal diferença entre a crônica jornalística e a notícia é que a última se limita em descrever certa informação. Já a crônica vai além, colocando ênfase na forma ou no estilo em que está relatada.
Qual é a crônica jornalística?
A crônica jornalística é um gênero híbrido que se caracteriza por relatar de maneira ordenada e detalhada certos fatos ou acontecimentos. Da mesma forma que um ensaio ou os posts de um blog, a crônica é um texto de não-ficção e é bastante utilizada em jornais ou na internet.
Como fazer a apresentação da crônica jornalística?
A apresentação da crônica jornalística pode ser feita oralmente ou por escrito. Nos dois casos, o quê, como, quando, onde e quem participou dos eventos narrados devem ser relatados. Também deve ter testemunhos verdadeiros de pessoas que testemunharam a situação que se manifesta.
Como criar uma crônica?
Abaixo, algumas dicas para criar a sua: Entenda o que é crônica. A crônica é como uma espécie de contação de causos. Trata-se de um texto curto, que pode ou não ter personagens e que detém uma linguagem mais próxima da do povão. Ela servia para atrair os pouco afeitos à leitura e fazer críticas culturais mordazes, na maioria das vezes.
Como escolher uma crônica?
Além de escolher um fato ou evento, você deve ter uma opinião sobre o assunto. A crônica não é um texto jornalístico impessoal, que exige que o autor seja imparcial ao transmitir informações. Pelo contrário, ela se “alimenta” de pontos de vista únicos e doses acentuadas de personalidade.