O que foi a arte primitiva brasileira?

Índice

O que foi a arte primitiva brasileira?

O que foi a arte primitiva brasileira?

No Brasil, a redescoberta da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos indígenas.

O que é um artista primitivo?

Um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. ... Seu estilo primitivista foi reconhecido entre as décadas de 30 e 40, marcando sua importância na arte brasileira.

O que não é considerado arte primitiva?

É considerada uma arte com elementos sem conteúdo. ... O termo inglês Naif pode ser traduzido como ingênuo e inocente, por isso a compreensão simplista. A falta de técnica não retraiu o desenvolvimento desta arte, que recebeu grande destaque, ao ser valorizada por apreciadores da estética e pessoas comuns.

Como se define a arte naïf?

O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes.

Onde podemos encontrar a arte primitiva?

Primitivismo – Definição Eventualmente, ela veio para abranger qualquer arte feita pelos povos nativos da América do Sul, África, Austrália e Oceania. No entanto, trabalhos de arte da China, Índia e os países islâmicos normalmente não caem sob a arte primitiva.

Quais são os representantes da arte naïf?

Entre os principais artistas brasileiros da arte naïf destacamos alguns nomes e suas obras:

  • 1.Antônio Poteiro (1925-2010)
  • Djanira da Motta e Silva (1914-1979)
  • Emídio de Souza (1868-1949)
  • Heitor dos Prazeres.
  • Mestre Vitalino (1909-1963)
  • Wilma Ramos (1940-2009)

Quem são os povos primitivos atualmente?

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo é relativo aos povos não letrados, que vivem em sociedades consideradas como de escala menor, organização social menos complexa e nível tecnológico menos desenvolvido do que as sociedades ditas civilizadas, e vistos pelo evolucionismo social como representantes de um estado social ...

São características da arte naif exceto?

É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola nem orientação, portanto é instintiva, e onde o artista expande seu universo particular. Arte naïf (do francês, arte ingênua) é o estilo a que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. ...

Qual a importância da arte primitiva no Brasil?

No Brasil, a redescoberta da arte primitiva é importante para alguns artistas modernistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), que busca não apenas as cores e simplicidade de linguagem da arte popular brasileira como se interessa pelo universo fantástico dos mitos indígenas.

Qual a diferença com a arte primitiva?

Não era diferente com a Arte primitiva, com resquícios deixados na forma de esculturas, utensílios e outros objetos. Seus autores deixaram mais que simples pinturas em rochas, mas um legado rico e único, com informações a respeito de como viviam nossos ancestrais.

Como se encantar pela arte primitiva?

Se ao espectador cabe se encantar pela Arte, ao criador, fica a incumbência de levar sua ideia adiante, torná-la real e transmitir a essência a outra pessoa. Não era diferente com a Arte primitiva, com resquícios deixados na forma de esculturas, utensílios e outros objetos.

Qual a origem do conceito de primitivo?

No âmbito da história da arte há diversos significados para o conceito de primitivo. A definição de primitivo aparece pela primeira vez no século XVI como atributo dos pintores e escultores em atividade entre os séculos XIII e XV, período imediatamente anterior àquele conhecido como Alta Renascença.

Postagens relacionadas: