O que é violência intrafamiliar e extrafamiliar?
Índice
- O que é violência intrafamiliar e extrafamiliar?
- O que é a violência intrafamiliar?
- Qual a diferença entre a violência intrafamiliar é extra familiar?
- Quais são os tipos de violência que existem?
- Quais são os tipos de violência que podemos sofrer?
- Qual o tipo de violência psicológica?
- Qual o perfil da vítima de violência psicológica?
- Por que a violência psicológica não deixa sinais físicos?
- Quais são as consequências desse tipo de violência?
O que é violência intrafamiliar e extrafamiliar?
O intrafamiliar é o abuso que ocorre no âmbito familiar, com pessoas próximas e com laços afetivos ou de parentesco, como pai, padrasto ou outros; e o extrafamiliar, comumente cometido por pessoas desconhecidas da vítima ou sem vínculo afetivo nem de parentesco com ela.
O que é a violência intrafamiliar?
A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.
Qual a diferença entre a violência intrafamiliar é extra familiar?
Este tipo de violência também inclui outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. ... c) Violência Interpessoal - Violência extrafamiliar/comunitária: A violência extrafamiliar/comunitária é definida como aquela que ocorre no ambiente social em geral, entre conhecidos ou desconhecidos.
Quais são os tipos de violência que existem?
Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência.
Quais são os tipos de violência que podemos sofrer?
Resumidamente, são eles:
- I - violência física. Conduta que ofende a integridade ou saúde corporal;
- II - violência psicológica. ...
- III - violência sexual. ...
- IV - violência patrimonial. ...
- V - violência moral.
Qual o tipo de violência psicológica?
Dependendo do tipo de violência psicológica, pode-se perceber que a vítima tem um comportamento baseado na insegurança e no medo do que ela acredita ser proibida ou incapaz de fazer. Esse comportamento pode levar a transtornos mentais de várias vertentes, como de ansiedade, de humor, alimentares e de personalidade.
Qual o perfil da vítima de violência psicológica?
Não existe um perfil da vítima de violência psicológica, ela independe de tipo ou condição da pessoa. Existe violência psicológica no casamento, como também o problema pode afetar as crianças. Dessa forma, é importante identificar os sinais do abuso para saber como combater a violência psicológica.
Por que a violência psicológica não deixa sinais físicos?
Esse tipo de hostilidade não deixa sinais físicos, por isso não é tão perceptível, mas, por vezes, imprime marcas negativas tão profundas em quem a sofre, que abalam e traumatizam pelo resto da vida. Um fator que está geralmente ligado à violência psicológica é a dependência afetiva da vítima.
Quais são as consequências desse tipo de violência?
Além de provocar consequências emocionais devastadoras, esse tipo de violência normalmente precede a agressão física que, uma vez praticada e tolerada, pode se tornar constante. "Se a mulher é agredida e não faz nada, a agressão se repetirá", alerta a pesquisadora.