O que é a execução no processo Civil?
Índice
- O que é a execução no processo Civil?
- Quais são os requisitos da ação executiva?
- Qual a função do processo de execução?
- Quais são os tipos de execução no processo Civil?
- O que é a execução autônoma?
- O que é petição de cumprimento de sentença?
- Qual o procedimento do cumprimento da sentença?
- Quais são os requisitos necessários para a execução apresente elementos que justifiquem sua resposta?
- Qual a natureza jurídica do processo?
- Qual o direito ao exercício da atividade jurisdicional?
- Quando começa o processo de execução?
- Qual a natureza jurídica da ação?
O que é a execução no processo Civil?
A execução pode ser conceituada como o meio pelo qual o cumprimento de uma obrigação é, voluntária ou involuntariamente, satisfeita. Quando a obrigação não é cumprida espontaneamente, faz-se necessária a prática de atos executivos pelo Estado, com o objetivo de satisfazê-la.
Quais são os requisitos da ação executiva?
A ação deve ser certa quanto à sua existência. Ou seja, o credor deve provar que a obrigação e a relação entre ele e o devedor existem; Líquida quanto ao valor, que deve ser determinado.
Qual a função do processo de execução?
O PROCESSO DE EXECUÇÃO A tutela executiva busca a satisfação ou realização de um direito já acertado ou definido em título judicial ou extrajudicial, com vistas à eliminação de um inadimplemento. Essa espécie de tutela jurisdicional exercida mediante execução forçada atua unicamente em favor do credor.
Quais são os tipos de execução no processo Civil?
EXECUÇÃO DE ENTREGA DA COISA CERTA E INCERTA Execução por expropriação a execução por quantia certa. Execução por desapossamento e execução para entrega da coisa. Execução por transformação e execução de obrigações de fazer e não fazer.
O que é a execução autônoma?
Contudo, permanece existindo o processo de execução autônomo, previsto no Livro II do CPC, quando já se sabe que alguém é devedor sem um prévio processo de conhecimento, porque o credor é dotado de um título executivo extrajudicial.
O que é petição de cumprimento de sentença?
Cumprimento de sentença é a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial. É o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. O cumprimento de sentença está fundamentado entre os artigos 5 do Novo Código de Processo Civil (CPC/2015).
Qual o procedimento do cumprimento da sentença?
“Art. 523. No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.”
Quais são os requisitos necessários para a execução apresente elementos que justifiquem sua resposta?
A obrigação deve ser líquida, exigível (não mais depender de termo, condição ou qualquer limitação) e certa, e a execução tem pressuposto de posse do título executivo pelo credor.
Qual a natureza jurídica do processo?
A natureza jurídica do processo é a relação jurídica de direito publico a qual se estabelece por intermédio de atos processuais.
Qual o direito ao exercício da atividade jurisdicional?
Ação é o direito do particular de solicitar prestação jurisdicional. Assim, segundo vários autores: "Ação, portanto, é o direito ao exercício da atividade jurisdicional (ou o poder de exigir esse exercício).
Quando começa o processo de execução?
Esse período alcança a segunda metade do século XIX. Após o procedimentalismo, tem inicio a fase do chamado processualismo científico, demonstrando que o processo é uma relação jurídica de direitos e obrigações entre as partes e o juiz, ou seja, uma relação jurídica processual. 3. O PROCESSO DE EXECUÇÃO
Qual a natureza jurídica da ação?
Capítulo I: Natureza jurídica da ação. 1. Conceito da Ação. Ação é o direito do particular de solicitar prestação jurisdicional. Assim, segundo vários autores: "Ação, portanto, é o direito ao exercício da atividade jurisdicional (ou o poder de exigir esse exercício).