Quando teve início a literatura infantil?

Índice

Quando teve início a literatura infantil?

Quando teve início a literatura infantil?

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Onde iniciou a literatura infantil?

A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir.

Como surgiu a literatura infantil e juvenil?

A literatura infantil teve origem no século XVII com Fenélon (1651-1715), com o intuito de educar moralmente as crianças. Nessa época as histórias continham informações maniqueísta que tinham como objetivo transmitir aos leitores o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

Quem é o precursor da literatura infantil no Brasil?

Monteiro Lobato Considerando que as obras adaptadas eram de origem europeia, o primeiro registro de literatura infantil brasileira dá-se pelas mãos de Monteiro Lobato, em 1920, com a obra A menina do narizinho arrebitado (CADEMARTORI,1986).

Quem é o criador da literatura infantil?

Charles Perrault Quem dá início a essas adaptações é o francês Charles Perrault, considerado o pai da literatura infantil.

Quais os autores da literatura infantil?

Grandes autores da literatura infantil

  • Ana Maria Machado. Ana Maria Machado é escritora e jornalista, e foi a primeira autora de literatura infantil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. ...
  • Edimilson de Almeida Pereira. ...
  • Eva Furnari. ...
  • Mauricio de Sousa. ...
  • Monteiro Lobato. ...
  • Oswaldo Faustino. ...
  • Rafael Calça. ...
  • Ziraldo.

Como começou a literatura infantil no Brasil?

No Brasil a literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade.

Qual a sua importância para a literatura infantil?

Sua importância para a literatura infantil é evidente: “até hoje, nós temos os seguidores de Lobato, que são aqueles que entenderam, como Lobato entendeu, que a literatura para crianças não deve ser educativa, moralizadora, mas uma produção para o encantamento”, afirma Alice Áurea.

Qual a história da literatura infantil?

UM POUCO DA HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL A literatura infantil divide-se em dois momentos: a escrita e a lendária. A lendária nasceu da necessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito.

Quais são as características da literatura infantil para crianças?

É possível listar algumas características que marcam este universo: Desde a década de 70, a literatura destinada ao público pré-adolescente (11 - 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de “Literatura Realista para Crianças”.

Postagens relacionadas: