Quais os eventos vasculares que ocorre durante o processo inflamatório?
Quais os eventos vasculares que ocorre durante o processo inflamatório?
As principais alterações são vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular. Eventos celulares também ocorrem para que haja extravasamento de leucócitos e fagocitose do agente nocivo.
Quais são os processos inflamatórios crônicos?
Como consequência, a inflamação crônica é quase sempre acompanhada pela destruição de tecidos. Entre os processos inflamatórios crônicos conhecidos estão: artrite, asma e processos alérgicos, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, síndromes intestinais, doença celíaca e diabetes. Referências bibliográficas:
Qual a causa da inflamação?
A partir disso inicia-se um processo químico chamado quimiotaxia, no qual as células do sangue são atraídas para a região da lesão para combater os agentes causadores da inflamação, buscando controlar também possíveis sangramentos. Segundo o médico, a inflamação pode ser aguda ou crônica.
Quais são as respostas inflamatórias?
Nessas situações, o organismo dá início à resposta inflamatória que tem como objetivo eliminar a causa da lesão, eliminar as células mortas e os tecidos danificados, assim como iniciar a sua reparação.
Como ocorrem os eventos inflamatórios?
Durante o processo inflamatório, os eventos vasculares que ocorrem são: os vasos dilatam e aumentam o fluxo sanguíneo na região, causando calor e rubor, consequentemente ocorre o aumento da permeabilidade vascular causando o acúmulo de fluido no interstício (tumor).