O que é cárie é como se inicia?
O que é cárie é como se inicia?
A cárie dentária é uma destruição dos tecidos calcificados do dente (chamados de esmalte, dentina e cemento) através do ataque dos ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. Essa produção de ácidos é maior com o consumo de açúcar e em casos onde há falta de higiene bucal.
Como saber se é cárie ou mancha?
O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
- Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
- Sensibilidade ao tocar num dente;
Qual a fase inicial da cárie dentária?
Fase inicial Na sua fase inicial a cárie é uma ligeira destruição do esmalte dentário. Não existe dor e apenas o dentista a pode detetar. Fase avançada cárie dentária Numa cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, formando-se uma cavidade no dente. Nesta fase pode existir dor com o contacto de alimentos frios ou ...
Como confirmar o diagnóstico de cárie dentária?
A melhor forma de confirmar o diagnóstico de cárie dentária é consultar um dentista, pois ele poderá utilizar equipamento especial que permite observar o interior da boca e todos os lados dos dentes, procurando pequenos furos que possa indicar a presença de cáries. Por vezes, ao observar a presença de um 'furinho' no dente, ...
Como se trata a cáries no dente?
Se não forem tratadas rapidamente, as cáries podem se tornar cada vez mais profundas e comprometer também as camadas interiores do dente, como a polpa, podendo chegar a formar um abcesso e infeccionar a raiz do dente, o que torna necessário um tipo de tratamento já mais complexo: o famoso e assustador tratamento de canal.
Qual a velocidade de progressão da cárie dentária?
Por outro lado, a velocidade de progressão da lesão é influenciada pela complexa interação entre os fatores individuais e externos. De acordo com esta interpretação, a cárie dentária deve ser considerada como um processo patológico localizado, que ocorre em "áreas de estagnação" dos dentes, onde é permitido o desenvolvimento da placa cariogênica.